10 dicas que todo freelancer deve saber

26/08/12     Artigo

Dicas que todo Freelancer deve saber




Anuncie aqui

Hoje em dia quando começamos a trabalhar como freelancers nós perdemos ou até acontece coisas erradas em nosso trabalho, então com o intuito de poder te ajudar neste mercado grande e competitivo eu fiz algumas dicas para você não escorregar na batata em algums lugares por ai, então vai lá:

1. Pesquisa de campo

Quando começar as pesquisas visite os sites dos concorrentes e veja as cores predominantes que os outros site usam para que você não fuja do padrão de cores daquele segmento , em breve eu estarei postando um artigo sobre a psicologia das cores onde falarei sobre quando e quais a ocasião em que devemos usar cada tipo de cor, falarei também qual a funcionalidade de cada cor e quais as reações que elas podem trazer a nós, depois de visto as cores parta para o desenvolvimento do layout, depois que você pesquisou viu todos os layouts do outros sites concorrentes tome muito cuidado para os layouts não ficarem igual procure sempre inovar em seus trabalhos essa é uma marca muito importante para o designer.

2. Pegue tudo o que você precisa para começar o seu projeto.

Quando você começar um projeto primeiramente veja o que o cliente quer, e faça um briefing, o que é breafing? breafing é o documento em que você coloca todas as informações que o cliente quer no trabalho como publico alvo, ramo em que o cliente trabalha, principais concorrentes, região e o que o cliente espera após fazer o seu trabalho, depois que você já fez tudo isto você deve fazer a pesquisa que você irá usar para desenvolver o layout do site.

3. Sempre inove

Um diferencial bastante importante dos designer de hoje em dia é a inovação, quando fazemos trabalhos diferentes chama a atenção bastante mas também não vamos inovar fazendo um site que fala do Corinthians todo verde! Temos que inovar mas sem sair do padrão de comunicação em que estamos expressando no site, isto é uma coisa muito importante

4. Ofereça o seu trabalho

Não fique em casa de braços cruzados achando que vai aparecer alguém do nada e descobrir que você é designer e querer algum trabalho seu, na maioria dos trabalhos em que acho são tudo porque eu me ofereci, as vezes as pessoas querem alguma coisa mas não conhece alguma pessoa que mecha com design, isso é uma das coisas muito importantes. Seja persistente e não desista tão fácil.

5. Preço do site é uma coisa e hospedagem é outra

Sempre que for fazer um site a alguém indique-a sites que hospedam sites, e indique os que você ache melhor, uma coisa é muito chata é quando o cliente paga o dinheiro do site pronto sem saber que existe servidores para hospedar, isso deixo o cliente doido da vida, então sempre dê o seu preço e notifique o cliente sobre a hospedagem o site que eu sempre recomendo é o www.homehost.com.br nele existem planos de hospedagem por preços excelentes, outra coisa que é muito de vicio de cliente é ele perguntar se o site dele assim que hospedar já vai aparecer no Google na primeira página, mas não é bem assim antes de fazer o projeto deixe o cliente bem ciente sobre essas condições.

6. Participe de sites de relacionamento pessoal

Hoje em dia existem muitos sites de relacionamento pessoais em que permite que você divulgue o seu trabalho um dos sites mais famosos que conheço para nós designers é o www.deviantart.com nele você pode expor o seu trabalho e todos podem vê-lo o site disponibiliza um link de sua profile e você pode enviar a quem quiser e a pessoa não precisa de ter uma conta no deviant-art para poder ver o seu trabalho. Um site bom para você fazer portfólios é o freela lá existem pessoas que procuram trabalhos e separado por categorias, é muito bom mais um site de freelancer famoso é o Catho negócios, ele usa o mesmo sistema do freela você tanto pode procurar trabalhos ou pocurar freelancers a disposição o único ponto fraco é que é pago.

7. Seja bem comunicativo

Um ponto muito forte quando você for fazer o trabalho seja bem comunicativo e amigável com o seu cliente não fale só de trabalho fale de outras coisas como esporte ou coisas engraçadas isso aumenta ainda mais a confiança que o cliente tem em você e se ele precisar de alguma coisa com certeza ele chamará você.

8. Faça uma pesquisa de Mercado

Nunca se esqueça antes de dar um preço fazer uma pesquisa de campo veja os preços atuais e o preço dos concorrentes, não venha fazer a besteira de cobrar preços absurdamente mais caros que o concorrente, em algumas pesquisas que fiz recentemente vi em alguns sites de uns freelancers, têm uns que chegam a cobrar R$ 50.000,00 só para fazer uma animação em flash, o que é isso agora? é um filme 3D no flash, isso é absolutamente ridículo, espero que você não caiam nestes erros enormes.

9. Aprenda a dizer NÃO

Sempre que tiver muitos trabalhos a fazer ou trabalhos para terminar e trabalhos vem chegando mais e mais não se afunde em seus trabalhos aprenda a dizer não na hora certa para não ficar acarretado de tanto trabalho.

10. O cliente sempre tem a razão.

Essa é uma regrinha básica que nunca podemos esquecer, quer sucesso? Dê razão a eles, sempre o cliente sabe, se ele quiser o site do Palmeiras preto faça preto afinal ele é quem manda, mas nada impede de você fazer sugestões para o cliente e mostrar o caminho certo, explique para ele o porque e como deve ser o trabalho, para que não prejudique o trabalho e você, se não conseguir seja paciente e faça o trabalho.

Receba atualizações grátis do bt no seu E-mail

Temos total respeito com você, nunca enviaremos spam, ok? Apenas nossas novas matérias, basta colocar seu email abaixo e depois realizar sua confirmação via email, simples assim :-D

Victor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência - Criativito Comunicação.

864 posts publicados
veja todos aqui.

Comente aqui

  • Mario

    Não é todo mundo que consegue trabalhar com freelas. Seja pela má administração do tempo ou pela falta de responsabilidade. Algumas startups pensaram em formas de melhorar as condições de trabalho desses profissionais e dar mais garantias aos clientes.

    Uma boa opção é o http://www.logovia.com.br, site de concorrência criativa que é ótimo para designers que querem trabalhar com freelas : )

  • Obrigado pelas dicas!

  • Mateus Moraes

    briefing…

© Bons Tutoriais | 2008 - 2016 todos os direitos reservados. Design e Desenvolvimento Criativito Comunicação | Plataformas: WordPress & Bootstrap