11 dicas para você criar um logo perfeito

08/02/14     Sem categoria

Anuncie aqui

Com este mini manual eu tenho certeza que você conseguirá tirar todas as suas dúvidas quanto a criação de logos e logotipos, o designer e ilustrador Borja Acosta (link para seu portfólio) criou uma série de imagens intitulada de 11 passos para criar um logo perfeito, com esta série ele retrata com exemplos simples e fáceis de acompanhar como que você deve criar um logo, quais os comportamentos que este logo tem que ter, em quais situações ele deve se enquadrar, enfim são 11 dicas que você pode utilizar e ficar atento antes de criar o seu logo.

Se você conseguir enquadrar todas as dicas no seu logo, parabéns você fez um logo perfeito, então para não enrolar muito aqui eu vou colocando uma breve descrição em cada imagem para te auxiliar. Vamos lá!

1. Seu logo funciona na Vertical?

Quando for criar um logo, projete ele para que se adapte em qualquer lugar, se o mesmo não se adaptar, crie duas versões do logo, isso se chama reprodução.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (7)

2. Ele funciona sem uma caixa em volta?

Muitos logos de tão coloridos não se adaptam em nenhum lugar, então sempre os designers tem que colocar um Box branco quando for colocar o logo em qualquer lugar e isso é chato, parece até que o Box branco faz parte do logo.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (3) 

3. Você consegue fazer ele manualmente?

Você consegue facilmente lembrar dele e desenhar manualmente, assim como o logo da Pepsi, é fácil de lembrar não é, de desenhar também.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (2)

4. Usa menos de duas fontes?

Essa é a mais básica de todas, todo logo deve seguir com somente uma tipografia.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (12)

5. Abstrato vem antes do literal

Sempre que criar um logo apra sua empresa pense em um ou mais conceitos para aplicar no logo que a represente, o estado final do logo tem que estar em uma forma reduzida do inicio, enfim, que represente e passe facilmente a mensagem para a pessoa que ver.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (11)

6. A marca é a soma de tudo o logo não

Essa é bem simples não é, o logo representa somente uma identidade visual de sua empresa é uma das partes mais importantes, mas fora o visual os produtos, modo de vender, lugar e outras coisas mais dependem para que sua empresa tenha uma marca de sucesso.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (6)

7. O logo é uma sugestão

Assim como eu falei anteriormente o logo é somente uma sugestão visual do que sua empresa representa, não precisa de colocar todos os elementos de sua empresa em apenas um símbolo, apenas um elemento e bem escolhido pode representar tudo o que sua empresa pode fazer.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (9)

8. O objetivo do logo é representar sua empresa

Um simples símbolo para fazer com que represente sua marca, um exemplo disso é a Pepsi, Nike, Addidas, McDonalds estas marcas não precisam de que escrevam o nome delas junto ao símbolo, só de você ver você já saberá qual empresa é, sacou?

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (4)

9. Não pergunte “verde ou azul”, pergunte “técnico ou popular”

Sempre antes de criar o logo você terá que definir quais cores ele terá, as cores tem um papel fundamental na criação, porém antes de saber as cores procure saber o segmento e que tipo de clientes quer atrair, a partir disso como você entende de cores pode facilmente direcionar a cor correta para seu job.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (10)

10. Defina a marca e depois execute

Depois que você conheceu a marca, qual o segmento, publico alvo, produto, serviço, localização e estilo você consegue facilmente a partir desta informações definir uma forma para o seu logo.

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (5) 

11. Não se preocupe, sempre haverá pessoas que não gostarão de seu logo

Trabalhar com algo subjetivo é assim, cada um tem seu gosto, seu estilo e ainda mais quando o cliente não entende nada de design, então não fique nervoso que isso faz parte do dia a dia, encare isso como um feedback, parta para uma segunda opção ou crie um logo que seja satifatório para ambas as partes (você e seu cliente).

Borja Acosta cria uma série onde ele retrata 11 passoas para você criar um logo perfeito, acompanhe (8) 

Algumas dicas extras

Listei também algumas dicas que não podem faltar na criação de seu logo, segue abaixo:

– Verifique se o seu logo terá problemas quando for passado para PB (preto  e branco);

– Não abuse do degradê;

– Crie em vetor;

– Não utiliza borda;

– Seja minimalista;

– Seu logo poderá ser aplicado em vários materiais?

Agora é com você!

Espero que tenha gostado do artigo, agora é só partir pra briga e criar o seu, se você acha que faltou alguma coisa compartilhe conosco, obrigado pela visita!

Receba atualizações grátis do bt no seu E-mail

Temos total respeito com você, nunca enviaremos spam, ok? Apenas nossas novas matérias, basta colocar seu email abaixo e depois realizar sua confirmação via email, simples assim :-D

Victor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência - Criativito Comunicação.

862 posts publicados
veja todos aqui.

Comente aqui

© Bons Tutoriais | 2008 - 2016 todos os direitos reservados. Design e Desenvolvimento Criativito Comunicação | Plataformas: WordPress & Bootstrap