11 dicas práticas para montar uma apresentação de sucesso em poucos minutos

28/05/14     Artigo dicas

Com o objetivo de auxiliar os profissionais a montar uma apresentação de sucesso de maneira rápida e objetiva, a SOAP – empresa de comunicação especializada em consultoria para apresentações corporativas, disponibilizou um novo e-book com 11 passos rápidos e eficazes para criar conteúdo de apresentações.

“Achamos que as pessoas podem utilizar esse material com um verdadeiro “check-list” para que economizem tempo e tenham sucesso em suas negociações”, explica Eduardo Adas, um dos sócios da SOAP.

Com vasta experiência no mercado de apresentações, os especialistas Eduardo Adas e Rogerio Chequer, também ministram workshops e palestras que orientam como fazer apresentações em momentos decisivos – desde a concepção da ideia até a definição do apoio visual. Os workshops têm a proposta de ajudar profissionais a se comunicarem melhor, construir relações, de forma a garantir o sucesso de uma negociação agregando maior valor à empresa.

Confira abaixo algumas dicas para montar uma apresentação rápida e eficaz. Para acessar o guia completo, passo-a-passo, clique aqui

1. Questione-se

Fazer perguntas sobre o real objetivo da apresentação, o perfil da audiência, pontos principais que pretende deixar na memória da audiência e outras perguntas, são imprescindíveis para fazer o diagnóstico e definir os rumos de uma boa apresentação, explica Rogério Chequer, sócio da SOAP.

2. Pense no como

Use linguagem direta e objetiva, metáforas que tenham algum tipo de relação com o tema. Além disso, segundo Eduardo Adas, utilizar humor, suspense, drama e fazer questionamentos, auxilia na construção e sucesso de uma apresentação.

3. Contextualize

Crie uma conexão emocional com a audiência. Para isso, ambiente sua história e traga à tona dificuldades ou problemas enfrentados pela audiência, dentro do tema a ser explorado na apresentação. Caso o público se familiarize com o problema ou contexto apresentado, ficará até o final para saber a conclusão. “Esse é o momento em que você ganha ou perde a audiência, portanto, é preciso prestar atenção”, explica Eduardo Adas.

4. Confirme as informações

Este é o momento no qual você deve sustentar tudo o que colocou no primeiro ato e envolver a audiência. “Explique o porquê, mostre dados que confirmem a veracidade da informação, exponha conflitos, os prós e contras”, ensina Rogerio Chequer.

5. Apresente as soluções

Esse é o clímax de sua história, portanto, mostre como você poderá ajudar na solução dos problemas.  “Desta forma, você não terá necessidade de falar quem você é e nem o que faz, pois a audiência deduzirá automaticamente os seus diferenciais e benefícios”, pontua Rogerio Chequer.

6. Ajuste o discurso

Para que a apresentação fique mais dinâmica, pense em ganchos que ajudarão a lembrar o próximo slide.  

7. Treine

O ideal é que o apresentador monte sua apresentação para que fique familiarizado com o conteúdo e formato. É necessário entender o fluxo e decorar os links para que, no momento da apresentação, tudo saia de forma natural. “Treinar muito, esse é o segredo. De nada adianta uma boa construção de conteúdo se, ao final, ela não for estudada pelo apresentador”, conclui Rogerio Chequer.

Sobre a Soap

Fundada em 2003, a SOAP – State Of the Art Presentations (Apresentações no Estado da Arte) (www.soap.com.br) desenvolveu o mercado e é a maior empresa brasileira de apresentações. Com clientes como Avon, Itaú Unibanco e Microsoft, a SOAP criou mecanismos para auxiliar executivos em momentos de decisões, e sua metodologia de quase 10 anos já está presente em 9 países. Em 2011, a Soap lançou o livro “Super Apresentações – Como vender ideias e conquistar audiências” (http://www.soap.com.br/livro), um dos mais vendidos na categoria Negócios.

 



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress