13 coisas que um designer não pode viver sem (a 13ª é imprescindível)

15/07/15     Artigo Criativo design Design Gráfico dicas Inspiração

Todos os artistas e grandes personalidades que passaram por esse mundo usaram ferramentas, técnicas e até mesmo hábitos para ajudar em suas pesquisas, pinturas, músicas e tudo mais que foi criado e compartilhado.

Assim um designer também deve ter em mente que precisa de algumas “coisas” para manter seu inconsciente e consciente abastecido e também o seu trabalho criativo.

Assim juntamos abaixo algumas dessas coisas que você, designer, não pode viver sem, pois são essenciais para suas descobertas, criatividade, profissionalismo e inspirações claro!

1. Computador

ter-um-computador

Tudo bem que essa opção pareça um pouco óbvia, mas é totalmente certo que um computador é mais que uma ferramenta de trabalho para as indústrias criativas.

Não importa qual a marca desse computador ou ainda mais as ferramentas que você utiliza, seja Photoshop ou Gimp, Corel ou Illustrator, afinal somente você conhece sua forma de trabalho e ninguém pensa 100% igual nesse mundo, mesmo que trabalhe na mesma área que você.

Então seja qual for a sua escolha, um computador é, definitivamente, uma das maiores ferramentas que um designer gráfico precisa, antes de qualquer outra coisa. Não só para projetos e trabalhos, mas também para pesquisas, estudos, e por aí vai.

E é por isso que ele está aqui em primeiro lugar!

2. Smartphone / Celular

designer-ter-um-celular

Hoje em dia esse aparelho é mais do que preciso para a maioria de nós, designers ou não, mas seu uso para quem é dá área é muito importante.

Além da possibilidade de te manter em contato com amigos e clientes, o simples fato de ter uma câmera em suas mãos em todos os lugares que você está, já serve como um capturador de todo e qualquer tipo de inspiração.

Ao longo do dia, todos os dias, você passa por diversas situações e lugares que infelizmente nem todos dão a devida atenção, são carros, céu, casas, arvores, tudo. E tudo isso pode lhe ajudar muito e desenvolver criatividade e ter em suas mãos uma biblioteca bem diversificada, além de ser um ótimo local para anotar aquelas idéias que aparecem do nada e que por incrível que pareça somem do nada!

3. Portfólio

designer-tem-um-portfolio

Todos os designers sabem da necessidade de se ter um portfólio bem estruturado com seus últimos trabalhos e conquistas.

Um portfólio bem feito e atualizado é muito importante, traz reconhecimento e conseqüentemente novos clientes ou oportunidades de trabalho.

Por isso seja qual for o seu atual emprego e mesmo se sentindo totalmente estável, permita-se atualizar seu portfólio com os novos projetos, afinal ele é também o seu cartão de visita!

Não tem portfólio? Procure e poste seus trabalhos nestas alternativas:

4. Educação e cursos

designer-estuda

Você nunca deve parar de estudar. Quem nunca ouviu isso dos pais ou de algum conhecido?!

A mais pura verdade, para se manter no alto e totalmente atualizado em sua área, é imprescindível estar sempre estudando e aprendendo cada dia mais.

Seja um curso técnico, uma graduação, uma pós, um doutorado, não pare, busque sempre ir além e esteja sempre de ouvidos em pé, para não deixar passar nada.

A vida se renova a cada dia e junto com ela tudo que à envolve, então achar que aquele curso que você fez há 4 anos ainda está com tudo, é besteira. Se fosse possível se matricular nele novamente, veria que muita coisa mudou e já não se aprende mais as mesmas coisas.

Então se mantenha atualizado, principalmente se o seu interesse é estar sempre na frente!

Temos cursos e tutoriais gratuitos em nosso canal do Youtube, caso tenha interesse acesse e veja as opções, recomendamos em especial que conheça estes cursos gratuitos também que estão em nosso site:

  1. Criação de sites profissionais com o WordPress;
  2. Aprenda a utilizar o Photoshop de forma prática;
  3. Curso de Illustrator prático;

5. Papel, lápis e caneta

designer-tem-rascunhos

Passar tudo o que passa pela sua cabeça, pode ser a melhor forma de colocar suas ideias em ordem e ainda aproveitar para extrair os melhores conteúdos.

Uma coisa que aprendi quando passei a fazer parte desse mundo é ter sempre um papel com um lápis ao alcance das minhas mãos, não só para não esquecer ou coisa parecida, mas para não ter limitações, poder anotar, desenhar e colocar para fora tudo que é necessário.

Quando utilizamos o papel primeiro as informações fluem muito mais rápido, diferente no computador, que tem muitas distrações e o trabalho flua mais devagar, a não ser que você trabalhe como este moço ai em baixo (risos).

6. Livros

desginer-le-livros

Mesmo hoje em dia, com tanta tecnologia e a opção de ter a maioria das respostas à um clique,         ter livros é essencial para o seu desenvolvimento.

Se o seu dia é totalmente atarefado e dificilmente você consegue alguns minutos para a leitura de um livro, uma dica é procurar por audiobooks ou podcasts que você poderá ouvir no lugar daquela música enquanto está a caminho do trabalho ou vice-versa.

Existem tantos tópicos e assuntos que podem ajudar um designer em todo e qualquer trabalho ou projeto, que vale à pena estar em volta deles para estar cada dia melhor.

7. Música

desigenr-ouve-boas-musicas

Não é só por que disse para você trocar a música por alguns áudio books que é para você abandoná-la de vez, nada disso!

A música acalma a alma, traz sentimentos bons e pode te fazer desligar do mundo à sua volta, e isso as vezes pode ser muito bom.

Um estudo realizado por MindLab determinou que o melhor é ouvir músicas clássicas, se o seu trabalho envolve números ou atenção aos detalhes.

Se o seu trabalho envolve a entradas de dados ou prazos de entrega, é melhor ouvir músicas ao estilo pop.

Se o seu trabalho envolve resolução de equações é melhor você ouvir música ambiente, como aquelas com sons de natureza, chuva, pássaros e etc.

Se seu trabalho envolve prove de leitura e resolução de problemas, escolha músicas dançantes.

Em todo caso procure sempre ser envolvido por uma música, ela pode te acalmar, te inspirar e quando perceber você já terminou o que tinha para fazer!

8. Inspiração

designer-se-insspira

Como falar de coisas que um designer precisa e não falar de inspiração?! Aqui no BT mesmo é o que mais se vê.

A inspiração é uma parte fundamental em qualquer processo criativo, mas como sabemos é uma coisa aleatória e que para algumas pessoas “atacam” somente em momentos aleatório.

A inspiração é diferente para cada pessoa, tem pessoas que se inspiram com qualquer coisa, outras precisam se deslocar, sair do lugar, passear para arejar a cabeça e até se colocar em situações novas.

Recomendamos que veja esta matéria onde damos dicas 7 dicas especiais de como ser mais criativo.

Não importa como a inspiração chega até você ou como você faz para se inspirar, seja através de um livro, de uma música, de um amigo, de um passeio, de uma aula, não importa, o importante é buscar se inspirar a todo tempo!

9. Parceiros

designers-bons-fazem-parcerias

Ninguém faz nada sozinho, principalmente se esse ninguém é um designer, que faz parte de uma indústria que gira em torno de comunicação e cooperação.

Além de trocar experiências, ter a opção de trabalhar em grupo, com pessoas focadas, pode lhe trazer muito mais inspiração que o se fosse uma pessoa sozinha.

Procure por pessoas que estão na mesma pegada você, que estejam no mesmo foco, e vocês vão chegar juntos e mais rápido até o final ou objetivos.

10. Feedback

desinger-pede-feedback

Podemos dizer que a criatividade é totalmente subjetiva, o trabalho de um designer é subjetivo, nem sempre o que para você está perfeito para o outro também vai estar.

Por isso nem sempre existem feedbacks que vão agradar, mas quando esse questionamento é feito com sinceridade e boas intenções, ele pode lhe ajudar a ser um excelente profissional.

Até mesmo você como profissional de design pode ajudar muitos outros com seus feedbacks e ao mesmo tempo se avaliar diante daquela mesma decisão, permitindo um crescimento criativo.

11. Rotina

desinger-tem-rotina

Mesmo que muitas pessoas fujam de uma rotina diária, para muitos profissionais da área ela pode servir como salvação.

Desenvolver uma rotina de trabalho, seja para você que trabalho fora ou, principalmente, para você que trabalha autônomo, garante que você esteja pronto e atento para o que precisa ser feito, com foco nas realizações.

A falta de rotina pode te levar a colocar os pingos fora dos is e assim deixar para última hora o que poderia já ter sido feito, trazendo estresse e muita dor de cabeça.

12. Paradas para o descanso

designer-tira-um-break

Ok, ninguém é de ferro e deve se matar de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Não vamos ao extremo, se dedicar estar em foco com o que precisa ser feito é mais do que necessário, mas uma pausa faz toda diferença e pode te fazer volta uma outra pessoa.

Muitas vezes quando se tem o desejo árduo de fazer algo que não se desenvolve de jeito nenhum, que não à milagre que possa ser feito, a melhor coisa que deve ser feita é dar um break.

Pode parecer besteira, mas é nos momentos de distração que a solução pode aparecer. As vezes você está tão focado no problema que a solução está na sua cara e o foco não te deixa perceber, por isso dê um tempo, saia do foco por alguns minutos.

É garantido que funciona, se ainda não tentou, tente, vai se surpreender!

13. Objetivos

designers-tem-objetivos

Estabelecer metas e objetivos à serem cumpridos é uma necessidade do ser humano, mas para um designer esse tópico é mais do que uma simples necessidade.

Trabalhando para organizações ou como freelancer, o foco e as metas devem ser específicas e definidas o quanto antes.

Já ouviu falar que quando se tem objetivos é que a vida realmente anda?! Essa é a mais pura verdade, estudos foram feitos em cima dessa questão e é sempre assim, quando um grupo tem como foco seu objetivo ele é conquistado, quando não tem, ninguém sai do lugar.

Assim é também a vida de um designer, ou tem objetivo e o alcança, ou fica parado no espaço/tempo sem sair do lugar!

Recapitulando

infografico-Designer-nao-pode-viver-sem

Agora é com você!

Espero que tenha gostado do artigo e aproveite para compartilhar conosco o que você acrescentaria nesta lista.



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress