Brushes? Como instalá-las e como criá-las.

26/08/12     dicas Photoshop Tutorial

As brushes (ou pinceis em português) do Photoshop foram criadas para facilitar os seus trabalhos, ela serve como uma “estampa” e pode ser usada como pontas de pinceis e outros tipos de texturas.

Neste tutorial eu mostrarei a vocês para que servem as brushes do Photoshop, suas funcionalidades, como instalar uma brushe e até criar.

Iniciando!

Para você acessar o painel de brushes no Photoshop vá em “window > Brushes” ou aperte F5 então o photoshop irá abrir o painel de brushes.

  1. Neste painel que está aberto, o Photoshop irá mostrar todas as brushes que estão instaladas no sistema (do lado direito).
  2. No lado esquerdo está as ferramentas em que você pode usar para criar e customizar as suas brushes.

Para usar uma brushe é só apertar a letra “B” no seu teclado e ou então ou selecionar a ferramenta brushe no painel esquerdo do Photoshop.

O ícone da brushe está selecionado

Usando as Brushes

Faça um documento novo e selecione a ferramenta brush, com a ferramenta brush você pode desenhar em qualquer lugar do documento segurando o botão esquerdo do mouse, veja exemplo simples no vídeo abaixo.

Para você trocar o desenho do mouse é só clicar no painel de brushes acima no Photoshop então abrirá um painel com todas as brushes instaladas, você poderá escolher qualquer estampa para usar, no próprio painel em Size você define o tamanho da brush e no menu de baixo (hardness) você define a força da brush.

O painel fica na parte de cima do photoshop

Instalando brushes

Para você instalar as brushes eu conheço dois modos e vou explicar a vocês.

Modo de instalar 1

No painel em que eu mostrei anteriormente onde tem as brushes para você escolher haverá uma flecha, clique nesta flecha para abrir um menu.

Neste menu selecione a opção load brushes, então abrirá uma janela para abrir arquivo e aponte para o lugar onde você salvou a brush clique na brush que você baixou e abra-a, depois disto as brushes que você selecionou aparecerão logo abaixo das brushes que já vem com o photoshop, e pronto você instalou as brushes com sucesso!

Inserindo uma brush no site

Modo de instalar 2

Neste modo eu acho até melhor para se instalar brushes no Photoshop, esse caso é melhor porque você tem menos chances de perder suas brushes quando o photoshop dá algum problema e fecha inesperadamente, o que você tem que fazer…

Vá na pasta de instalação do photoshop, no caso do meu computador a pasta está em arquivos de programas > adobe > photoshop , agora que você chegou na pasta de sistema do photoshop, vá para a pasta “Presets > Brushes” dentro da pasta brushes agora é só copiar as brushes que você baixou nesta pasta. Pronto agora sempre que abrir o programa elas estarão lá e a sua disposição.

Utilize o caminho marcado ao lado

Então esses foram os dois modos que conheço, espero que eu tenha ajudado, então vamos para a próxima parte de como criar as brushes.

Como criar brushes

Pessoal nesta parte vou criar uma brushe de bolha e fazer com que elas se espalhem e fique como na imagem abaixo.

Imagem com as brushes criadas

Desenhe uma bolha no Photoshop do jeito que desejar ou faça o download desta em PNG transparente que deixo ai abaixo (Acredite tem uma imagem ai em baixo).

Depois de feito a sua bolha ou caso esteja utilizando esta, siga o que digo adiante.

Abra o arquivo no Photoshop, no caso ele ficará desta forma. Fundo transparente e bolha preta.

Feito isto vá em “Edit > define brush preset...” feito isto o Photoshop irá pedir um nome para a brush, coloque um nome e clique em OK, pronto sua brush já foi feita agora vamos aplicar a efeito nela para ela se duplicar como no meu desenho.

Atenção! Sempre que for criar uma brush o arquivo / arte deverá obrigatoriamente seguindo a cor preta

Utilizando e editando sua primeira brush

Agora que você registrou sua brush no Photoshop, você notará que ele está crua e exatamente da forma que gravou, portanto, não recomendo que utilize agora, agora vamos dar mais vida a ela aplicando efeitos no painel de brushes para que ela fique mais viva e interessante.

Aditando a Brush / pincel do Photoshop

Aperte F5 para ir no painel de brushes e selecione a sua bolha como na imagem abaixo.

Após selecionado, note que tem um extenso menu logo ao lado da galeria de brushes, é neste local que aplicaremos os efeitos. Em cada área do menu você poderá clicar para selecionar quais tipos de efeitos que gostaria que seu pincel tenha, ele é muito útil para definições de pressão, repetitividade, opacidade e clareza do pincel.

A seguir compartilharei a imagem de cada efeito que coloquei em minha brush para você alcançar o mesmo resultado, é só clicar no menu e deixas as mesmas opções, acompanhe:

Ative o Smoothing

Scattering

Shape Dymanics

Edite o spacing

Finalizando sua brush

Prontinho, após aplicado suas opções seu pincel está 100% utilizável, agora é só usar, você pode trabalhar com qualquer tamanho!

Obs.: O tamanho de sua brushe deve estar sempre limitado ao tamanho da imagem que você enviou para criar, então preste atenção nesta parte. Caso contrário a brush sairá com erros e mal formatada. Portanto recomendo que utilize em alta resolução ou crie-a no Illustrator antes.

Um último detalhe

Você pode também salvar este modelo e editar a brushe novamente, basta clicar no ícone de folhinha logo abaixo, salvar sua brush com os efeitos escolhidos. Após isso você pode editar os efeitos a seu gosto e criar outra brush, salvando novamente :)

Então é isso amigos, espero que tenham gostado do tutorial, surgindo dúvidas, estamos por aqui. Até a próxima!



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

Publique um comentário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. estou adorando as aulas.Parabeéns a todos vcs…

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress