Capas de filmes são todas iguais e não percebemos

03/10/12     Design Gráfico Inspiração

É incrível de como falta criatividade na criação das capas de filmes e não percebemos, vejam esta coleção que separei para vocês.

No post eu dividi as capas de filme de acordo com o tema, reparem que o design é igual uma das outras, algumas só mudam os atores, será que isso é falta de criatividade mesmo ou é um conceito padrão para cartazes de cinema? Além das imagens deixei uma referencia no conceito por parte do design, que acredito estar relacionado.

Abaixo você pode tirar sua própria conclusão, confira as fotos.

Design de capas de filmes com pessoas em baixo de pernas de mulheres, vejam que isso não evoluiu bastante

Dominação, superioridade e leve tom de sensualidade. Em geral o filme é de comédia.

Outro tipo de capa que está relacionado a este tema e muito próximo, são as capas com as mulheres olhando para trás, como estas abaixo:

O design destas capas são uma natureza azul e animais com pessoas

Como a cor azul está muito relacionada a natureza a propriamente ao planeta terra, ela é utilizada constantemente em filmes e documentários de animais ou vida selvagem, além disso tem forte relação com o lado espiritual.

Significado cor azul dentro destes contextos: Poder, credibilidade, tranqüilidade, aprendizado, acalma, sucesso, intelecto e paz de espírito.

O design que mais predomina é de mulheres com vestido vermelho

Conceito: Vestidos vermelhos são exaustivamente usados para relacionar luxuosidade e sensualismo, como pode perceber a temática predominante dos filmes seguem a mesma também além das capas.

Estilo “O misterioso de costas”

Como o próprio nome que coloquei no título, a ideia é esta, porém, mostra também e que ao meu ver está muito ligado a temática do herói / especialista solitário.

Cores no contexto: A cor escura passa a ideia de medo, mistério e isolação.

Design de pessoas correndo ou fugindo de alguma coisa

Ação e perseguição, clássica para filmes nesta temática.

Cores: O azul escuro, ajuda a reforçar a ideia de medo e insegurança.

Rostos de pessoas preenchendo a capa do filme com algo escrito por cima do rosto

Nesta disposição não tem algo em específico, geralmente vem carregado de uma mensagem ou somente o título do filme atrelado a seu ator principal.

Design de capa com duas pessoas de costas umas para as outras, mais comum homem e mulher

A famosa dupla implacável, quando o tema não é amizade, está relacionado fortemente a oposição, porém isso é só no começo, o final nós já podemos deduzir.

Pessoas em preto e branco com cores que remetem fogo

Diferente do conceito de perseguição do modelo anterior (Azul), neste caso o protagonista principal está caçando, além disso em alguns casos, estas cores e formatos estão relacionados em fatores místicos e o lado mal relacionado as religiões.

Cores: A junção destas cores (Amarelo, vermelho, preto e branco), juntas passam a ideia a de movimento e ação fora o obscuro.

Duas ou mais pessoas deitadas na cama

Aqui a ideia passa bastante dentro do contexto de relação sexual, porém não explicadamente, mas a guerra entre os sexos em questão de conceitos. Em outros casos “O intruso” qeu entra na vida de uma casal, geralmente está muito ligado a comédias.

Rostos de pessoas no céu, geralmente sumindo com as nuvens e entre elas

Muitas vezes para ser um filme inspirador e tocante, em alguns casos triste.

Olhos, nada mais marcante que um olho bem assustador na capa de um filme

Conceito: Os olhos são extremamente tocantes, a ideia não está somente ligado ao medo ou aflição, mas também a criatividade e o novo. Isso ajuda a gerar uma curiosidade sem igual.

Vermelho!

Algo aterrorizante está para acontecer!

Cores: O vermelho nestas situações está relacionado a Paixão, emoção, amor, alerta, agressividade, força, prazer, atenção e perigo.

Imagens refletidas em óculos

“Seu destino ou “o que quero” está nos meus olhos”. Nestes modelos não há uma temática pré-definida, portanto é aplicado a diferentes tipos de gêneros livremente.

Pessoas sentadas em um banco

Por hora filmes conceituais e inspiradores, mas em sua grande maioria os filmes com bancos em sua capa, indiciam um filme para a família, comédia ou uma grande história entre duas pessoas.

Lábios sensuais

A dominação feminina a ok falso prazer e traição, assim como nos modelos onde apareceram as pernas, nesta caso a ideia é mais apelativa, porém não será algo divertido, ao menos para as vítimas.

Tonalidades amarelas

Psicologicamente, o amarela nos faz salivar, por isso é muito explorado em restaurantes, no caso dos filmes, a ideia é chamar sua atenção para algo inspirador.

Cores: A cor amarela nestes contextos ajudam a passa a ideia de recompensa, credibilidade, transparência, luz, energia e alegria.

Então só, já viu algo anormal ou parecido Conte-nos!



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

Publique um comentário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Ótima matéria! Gostei mesmo… Apenas está lhe faltando um bom curso de português.

  2. Interessante, a primeira vista, podemos até achar ser uma questão de falta de criatividade, não sou estudioso no assunto, mas é fácil perceber que toda criação artística segue um padrão pré-determinado, principalmente no que diz respeito a criação para as mídias em geral, já existe uma receita, uma formula, que alguém criou e os demais simplesmente seguem. Acredito que o que vemos aqui se trata da identidade daquele determinado filme, o que a semiótica consegue transmitir pra pessoa, algo que olhamos e de cara já reconhecemos, se trata da marca do estilo do filme.

    Abraços

    • Isso mesmo, o estilo da capa é estrategicamente feito para que no mesmo instante a pessoa que olha já sinta instintivamente o que a comunicação quer transmitir.

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress