BTalk: Entrevista com Cristiano Siqueira (CrisVector)

26/08/12     Entrevista Marketing




Anuncie aqui

Cristiano Siqueira, que também é conhecido popularmente como CrisVector é um famoso Illustrador/Designer Brasileiro localizado em São Paulo, ele trabalhou por 6 anos na área de designer gráfico em panfletos, capas de cd, revistas e design de produto, em 2005 decidiu trabalhar de sua casa como freelacer e segue até os dias de hoje, ele é muito famoso pela sua grande habilidade em fazer desenhos vetoriais, os desenhos dele são um estilo próprio e é uma grande fonte de inspiração.

Onde encontra-lo: http://www.crisvector.com/

Fique por dentro dos últimos trabalhos no seu blog: http://crisvector.blogspot.com/

Como é o seu dia a dia? O seu fluxo de trabalho é muito grande?

Meu dia a dia normalmente é cheio… Como eu trabalho sozinho, minha agenda fica cheia rapidamente. Normalmente estou trabalhando em 2 ou 3 projetos ao mesmo tempo. Enquanto um está aprovando orçamento e outro está aprovando a finalização, eu estou trabalhando no terceiro para ser aprovado. Claro que essa é uma das situações, nem sempre estou com 3 trabalhos de clientes deferentes, mas eu tento a mesma lógica para que eu consiga um bom fluxo de trabalho com o cliente. Não gosto de deixar o cliente esperando por muito tempo pois sempre se corre o risco dele mudar de idéia sobre alguns aspectos do trabalho ou ficar ansioso demais e cobrar insistentemente.

Metade do meu dia é preenchido com trabalhos fora do ambiente da ilustração… Responder e-mails, elaborar orçamentos, conversar com os clientes… Tudo isso toma um bom tempo do meu dia. Às vezes só sobra algumas horas para fazer a ilustração, então preciso ser rápido para não perder o prazo.

O que te motivou a mexer com design? Todos nós sabemos que design se expande em várias áreas (Gráfico, Web, Produtos, 3D e etc.) que área do design que você acha mais especial?

 Eu me formei pensando em ser ilustrador, hoje em dia eu sou, mas eu comecei como designer gráfico por falta de opção. Nunca tive uma motivação especial para o design. Mas, uma vez trabalhando eu peguei gosto. Trabalhei mais com design gráfico e embalagens. Depois de 6 anos mais ou menos eu decidi retornar o antigo projeto e ser ilustrador.

Como designers, inevitavelmente, têm períodos em que falta a nossa criatividade. Da onde você tira tanta inspiração?

Eu vivo em crises de inspiração. Uma vez ouvi (ou li, não tenho certeza) que a maior musa inspiradora de um designer é o prazo. Eu achava isso um papo furado, mas no dia a dia a gente vê que isso tem um fundo de verdade. Eu fiquei uns meses sem trabalhos e produzi pouquíssimas coisas, mesmo tendo um tempo livre bem maior, agora que estou mais na correria, as coisas vão fluindo com mais facilidade, a inspiração vem porque existem problemas a resolver.

Gosto de ver os trabalhos dos outros designers. Ultimamente visito bastante o Behance.net que tem trabalhos de profissionais destacados em várias áreas do design, fotografia, ilustração, artes plásticas…É uma boa fonte de referências.

Em sua opinião, o que define um grande designer?

Acho que é a capacidade de aliar os objetivos comerciais do cliente com o que o consumidor deseja incluindo um toque único de arte, que faz com que a criação dure por muito mais tempo, mesmo esgotando-se o propósito principal da peça. Creio que um grande designer tem que ser um bom observador, um bom ouvinte, ter sensibilidade e saber defender suas ideias.

Qual é o projeto mais agradável que você já trabalhou e por quê?

O mais agradável foi o trabalho que fiz para o Daniel Dume http://www.behance.net/Gallery/Daniel-Dume/249207 . Todas essas peças infelizmente ainda não foram veiculadas, o projeto ainda está em captação de recursos, mas foi um prazer enorme poder trabalhar esse tipo de ilustração e poder criar páginas de quadrinhos. Eu sempre quis fazer isso, desde quando era estudante. Além disso, o relacionamento com o cliente se desenvolveu de uma maneira muito tranquila e colaborativa, tive bastante liberdade e autonomia, e eu aprecio isso.

Mais agradável

E qual foi o mais desafiador?

O mais desafiador foi a ilustração que eu criei para a Dijean . Foi um desafio criativo, já que a agência me deu total liberdade para criar o conceito da ilustração e foi um desafio técnico, pois eu deveria retratar a Mirian Bottan (a menina na imagem) de maneira que ficasse reconhecível.

Mais Desafiador


Como você vê a indústria de design em geral no futuro?

Acredito que o design terá novas áreas de atuação, com novos profissionais e um novos problemas a resolver. As soluções serão facilitadas por ferramentas ainda mais poderosas, mas o trabalho intelectual do designer nunca será tão importante como no futuro.

Qual a parte que você mais gosta ao ser um freelancer?

A possibilidade de fazer meu próprio horário. Eu sempre tive problemas com horários no trabalho. Sempre saía mais tarde e, consequentemente, chegava atrasado. Quando eu chegava cedo, nunca rendia o esperado. Eu gosto de ter a liberdade de produzir quando estou me sentindo mais apto, tanto pode ser no horário comercial quanto as 4:00 da madrugada ou numa noite de domingo. O que eu sempre tenho em mente é o prazo final do cliente e o que eu preciso fazer para cumprir esse prazo.

Na sua opinião quais as habilidades mais importantes que um designer na era atual deve ter para que ele se destaque no mercado de trabalho?

É como eu disse acima, o designer tem que ter uma boa capacidade de aliar objetivos comerciais, desejos do consumidor, arte e estética. Acho que um designer pode ter além disso uma boa cultura, um bom senso ao tratar com equipes (afinal ele sempre estará trabalhando em equipe), ser organizado e ser confiável.

Atualmente nós designers quando trabalhamos em uma empresa nosso trabalho não fica totalmente como nós pensamos então depois que nosso trabalho passa por várias pessoas para aprovação, no fim quando vamos ver o resultado ele sai completamente diferente. O que você acha da alienação de nossa criatividade no dia a dia?

Esse processo todo sempre vai acontecer no trabalho do designer. Ele não cria pra si, mas pra muitas pessoas… Começando pelo cliente (seja um empreendedor ou uma equipe de marketing de uma mega empresa), e indo para o consumidor final, centenas, milhares ou talvez milhões de pessoas que vão adquirir aquele produto com aquele design ou até adquirem o produto POR CAUSA do design. Mudanças sempre vão acontecer porque a aprovação do projeto passa pela avaliação de muitos outros profissionais, então é essencial que o designer crie seu projeto com uma base conceitual sólida e saiba defender e apresentar suas ideias com argumentos coerentes.

Cite 3 Sites favoritos e por que?

Twitter – Não é só moda, o twitter é uma ferramenta e tanto para se manter informado. Entrei faz alguns meses mas só agora que aprendi a tirar proveito dele.

Behance.net – É uma grande rede com profissionais de design, fotografia, moda, arte.. Um bom lugar para ver referências de trabalhos comerciais e artísticos atuais.

Depthcore.com – É o site do grupo de arte digital do qual faço parte.

O que você diria para quem está começando agora?

O que eu digo sempre, para não ficar muito preso aos recursos tecnológicos, seja uma tablet ou softwares… O trabalho do designer, do ilustrador é muito mais que operar computadores e softwares… É um trabalho intelectual. É desejável que o designer ou o ilustrador seja uma pessoa informada, que tenha boa formação cultural, que saiba observar e antecipar tendências e propor novidades. Além disso, o profissional do design também precisa saber vender seu trabalho, saber orçar, trabalhar com contratos, cobrar preços coerentes com o mercado e respeitar os outros colegas de profissão.

A Você Cristiano Siqueira, a equipe Bons Tutoriais agradece pela entrevista, nós desejamos muito sucesso a você e parabéns pelo seu grande trabalho!

Receba atualizações grátis do bt no seu E-mail

Temos total respeito com você, nunca enviaremos spam, ok? Apenas nossas novas matérias, basta colocar seu email abaixo e depois realizar sua confirmação via email, simples assim :-D

Victor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência – Criativito Comunicação.

869 posts publicados
veja todos aqui.

Comente aqui

© Bons Tutoriais | 2008 - 2016 todos os direitos reservados. Design e Desenvolvimento Criativito Comunicação | Plataformas: WordPress & Bootstrap