Criar um logo ou logotipo não é fácil ainda mais nestes tempos modernos em que você achava que tinha inventado um logo único e já tem 10 pessoas que já tinham feito isso.
É um desafio hoje em dia que nós designers temos que passar e o que é pior nisso tudo é que aparecem mais e mais clientes que pedem algum trabalho para você achando que é simples, “Faz uma marca ai pra minha empresa?
É rapidinho” criar uma marca hoje é muito mais difícil do que antes, hoje nós temos a ferramenta para fazer rápido porém o que falta no mercado são pessoas criativas para executar este serviço.
E para te auxiliar eu compartilho com você um pouco de algumas vivencias que tive e com isso eu aprendi muitas coisas e aprendo ainda, listei alguns enganos que as vezes cometemos na criação de um logo e compartilho com você, espero que com estas dicas venha te ajudar.
Confundir o cliente com várias opções
Uma das coisas mais terríveis de quando você cria um logo é que quando vem inspiração você quer fazer o logo de várias formas e sentidos, então você manda para o cliente várias opções e acaba confundindo o cliente e no final o cliente não gosta de nenhum e ele vai pedir para você criar outros e por fim você perde todo o conceito sobre o logo que fez, sempre que for criar um logo crie no máximo duas opções ou até uma, afinal você é o designer.
Ignorar o Briefing
Você foi a reunião falou com o cliente deixou tudo certo, então cliente te manda o briefing depois para você ai vem aquele pensamento, “é só eu seguir o que falamos na reunião, depois eu olho o briefing”, nunca faça isso, sempre analise o briefing, é ele que te dirá o que realmente o cliente quer.
Falta de interação com o cliente
Saiba ou não o cliente é ele que faz o seu próprio logo, não vai chegar em uma borracharia falar com o cliente e pronto ai o logo já vem na sua cabeça “Um pneu e as letrinhas em baixo”, nem sempre é assim, isso é clichê, e é mau visto, o cliente que vai te dar toda a visão do trabalho dele para a criação do logo, ele está todo o dia lá com aquele serviço ele vive disso, nada melhor que ele para dizer o que realmente quer.
Então chegue no cliente e pergunte tudo sobre o seu trabalho, qual a proposta, a história, de onde veio o nome da empresa, com isso você conseguirá informações relevantes para criar o logo.
Ignorando tipos de reprodução
Sempre que estive criando um logo fique atento se ele poderá ser reproduzido em vários tipos de mídia como TV, Jornais, camisetas, internet, celular, banner, outdoor, frota e por ai vai, dependendo da empresa o logo vai ser aplicado até na camiseta, então fica atento a isso para não ter problemas no futuro.
Criar em um programa matricial
Sei que é bonito mas no futuro você terá problemas, para quem não sabe um programa matricial é o Photoshop, Photopaint, Pixrl e outros que são exclusivos para criar montagens e tratamento de fotografias, sempre que for criar um logo faça-o em um programa vetorial (Illustrator, CorelDRAW), o vetor lhe permite você fazer o logo em grande escala e em uma resolução que você desejar e quando quiser e isso não é uma realidade nos programas matriciais, então fica a dica, vetor sempre!
Não analisar os concorrentes
Sempre antes de começar a criar um logo faça uma pequisa nos concorrentes e veja a linha que é predominante faça um mural com todos os logos, reúna-se com o cliente, discuta e execute.
Olhando os concorrentes vai te ajudar a seguir o caminho certo.
Agora é com você
Aproveite e veja estas matérias também, 11 dicas de como criar um logo, como criar um logo profissional.
Estas foram algumas dicas que eu te passo para que você possa criar um logo da melhor e mais eficaz maneira possível, isso no dia a dia acontece, ainda mais para você que esta iniciando agora, espero que tenha ajudado, até a próxima!