Guia essencial para a criação de logos (Criação, aplicação e formas)

19/10/14     Artigo design Design Gráfico dicas Infograficos logos

Como criar um logo profissional?




Anuncie aqui

Criar um logotipo exige muitas pesquisas e determinação, ele tem que ser coerente, conciso e que haja pregnância, afinal ele representará visualmente você ou sua empresa e é a partir dele que nascera toda a sua identidade visual.

Ter um logotipo é a parte essencial para qualquer empresa, ele que trará reconhecimento da marca e memorização, pensando nisso desenvolvemos um grande infográfico relacionando as principais técnicas empregadas na criação de logotipos.

Este infográfico pode ser utilizado como referência para estudantes, profissionais da área ou interessados no assunto, espero que goste, logo após o infográfico tem mais informações detalhadas sobre algumas informações relacionadas nele.

Infográfico de criação de logotipo, aprenda o essencial

Agora que você já viu o infográfico vou deixar mais claro o que mencionei nas dicas para criação do logo para que você tenha um entendimento melhor, assim não restarão dúvidas!

Usar tipografia de fácil leitura

Além do óbvio de utilizar uma tipografia de fácil leitura, utilize um estilo de fonte apropriado que se comunique com o símbolo que elaborou, se não criou símbolo, aplique o conceito das formas na tipografia, uma dica que dou é criar uma tipografia única para sua empresa, assim você trará mais personalidade a sua marca.

Tome cuidado na tipografia quando ela for muito fina, isso pode trazer problemas na impressão e na aplicação de outros materiais.

Seja simples, claro e objetivo

Não crie logos com uma variedade de elementos, o simples é o mais fácil de identificar, assim como já dizia Leonardo Da Vinci “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

Utilize sempre que possível uma grade para referência

Para que você consiga resultados mais simétricos ou talvez com uma proporção que seja próxima a metida que está tudo no universo, você pode utilizar grades como referência para a criação do seu. Veja neste breve tutorial um exemplo onde mostro como fazer a criação com base na proporção de Leonardo Fibonacci, simples, fácil e super prático. Bom proveito.

Não utilize gradiente / degrade quando possível

Pode utilizar? Sim, mas não aconselhável, afinal podemos fazer tudo não é não? Porém existe uma forma que é aceitável aplicar e outra que não é, veja:

Gradiente com a mesma cor: Você pode utilizar o gradiente de uma cor só, assim alterando somente a tonalidade de cada parte, criando assim você pode criar uma variação de uma só cor quando for aplicar em locais que é impossível reproduzir o gradiente.

Gradiente de cores diferentes: O que não é aconselhável é adicionar um gradiente de uma cor para outra, ex.: Vermelho para o Azul. Em alguns lugares a aplicação sairá normal, porém em outros locais a aplicação será impossível e você terá que escolher uma das cores ou nenhuma.

Utilize a cor correta

Siga sempre uma referência de cores para utilizar na aplicação de seu logo a cor trará personalidade a ele. Caso queira aprender mais sobre cores, acesso este artigo (Teoria e significado das cores) que tenho certeza que te ajudará bastante.

Comece sempre no papel

Ele é o melhor amigo do designer e de qualquer pessoa que esteja envolvido com criação, com ele é muito mais fácil aplicar suas idéias, fazer alterações e fazer testes.

Caso esteja com poucas idéias para criar seu logo acesse estes artigos anteriores do BT que acredito que te ajudarão a ter uma luz.

Depois de criado ai é hora de você passar toda sua criação para o computador e começar a utilizar, porém tome muito cuidado em qual software você irá utilizar para criar seu logo, vou falar disso na próxima dica.

Relação com o seu tipo de negócio

Assim como na tipografia, o símbolo também tem que conversar com tipo de produto / serviço que irá oferecer, Ex.: Se eu for criar um blog para falar do Corinthians eu nunca irei criar um logo com as cores verdes ou colocar um porquinho, sacou?

Crie em vetor

Preste bem a atenção se o software de edição gráfica que está utilizando para a criação do seu logo tem como fazer desenhos vetoriais, quando você cria um logo vetorial você pode reproduzi-lo em qualquer tamanho, para que você entenda mais sobre eu recomendo que você assista este vídeo, tenho certeza que ele ajudará você a escolher o software correto:

Não sou designer, posso criar o logo de minha empresa?

Sim, porque não? Porém é mais aconselhável você contratar um designer, por sua experiência ele desenvolverá um logo profissional e pronto para ser utilizado em qualquer lugar.

Caso não tenha capital o suficiente para contratar um você pode desenvolver o seu no papel utilizando estas dicas, depois que terminar contrate alguém para vetorizar sua arte ou faça isso você mesmo. Quando tiver capital o suficiente, contrate um freelancer ou uma empresa de design especializada no assunto.

Fazer isso é muito mais confiável do que você contratar uma empresa que promove o trabalho especulativo, caso não saiba o que significa este termo veja no vídeo abaixo e tire suas dúvidas.

Este tipo de trabalho nunca vale a pena, e isso é para ambas as partes, para você e o designer que se submete a este tipo de serviço.

Chegamos ao final!

Desenvolver um logo é um trabalho muito grande, e em muitas vezes muito além do que mostrei para você hoje, estas dicas são básicas e se esta matéria ajudou você compartilhe com seus amigos!

Se possível coloque sua opinião também, ela é muito importante para nós e para quem irá ver esta matéria no futuro, espero que tenha gostado, um grande abraço e vejo você na próxima!

Receba atualizações grátis do bt no seu E-mail

Temos total respeito com você, nunca enviaremos spam, ok? Apenas nossas novas matérias, basta colocar seu email abaixo e depois realizar sua confirmação via email, simples assim :-D

Victor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência – Criativito Comunicação.

869 posts publicados
veja todos aqui.

Comente aqui

© Bons Tutoriais | 2008 - 2016 todos os direitos reservados. Design e Desenvolvimento Criativito Comunicação | Plataformas: WordPress & Bootstrap