O que é Naming e para que serve no Branding?

22/10/12     Artigo Logo Design naming

O que siguinifica a palavra Naming em design, blog de design Bons Tutoriais (4)

Essa é a pergunta aterradora que todo Designer quer saber, afinal o que é Naming? O que é este novo tipo de projeto que esta surgindo no brasil? Tire suas dúvidas aqui.

Hoje em dia como vivemos em um mercado que a cada dia ele fica mais competitivo e maior, com isso ficamos com muita dificuldade de criar um nome robusto e que representa fielmente a uma determinada empresa ou até um produto,  a partir disto as empresas vêem recorrendo a agências para criarem nomes e dai então foi criado o termo Naming.

Atualmente aqui no Brasil esse termo é novo e como nós temos que estar atentos as novidades eu estou mostrando aqui para vocês basicamente como funciona o processo de Naming, ou seja, criação do nome de uma empresa.

Abaixo listei 7 passos básicos para você criar um o nome de uma empresa seguindo a nova metodologia de Naming.

1. Recolha informações da empresa

O-que-é-naming-500x291

Crie um questionário padrão para o seu cliente perguntando tudo sobre a empresa como história, valores, produto que vende, objetivos, tempo de empresa, principais clientes, localização, publico alvo e etc.

2. Brainstorming

O que siguinifica a palavra Naming em design, blog de design Bons Tutoriais (1)

Liste todos os nomes de todas as concorrentes de seu cliente para o fim de não criarmos um nome repetido  além destes nomes coloque na mesa também todos os nomes que você criou e faça um filtro dos nomes que mais tem relacionamento com o as informações que você recolheu no questionário.

3. Avaliação oral

Faça uma pequena avaliação Oral dos nomes que você criou ex.: Veja se a pronúncia dele seja fácil de acordo com o publico alvo, dependendo da região as pessoas tem sotaque diferentes e outros tipos de dialetos, verifique esta parte com cuidado para que não cause futuros problemas de pronunciação.

4. Disponibilidade

Verifique em vários mecanismos de busca se este nome não existe, ex.: Google, Bing, Registro.br.

5. Filtragem

Depois da avaliação das palavras faça mais um filtro retirando as que já existiram.

6. Ultima avaliação

Com todas as palavras que foram escolhidas (Tenho certeza que serão poucas), faça uma ultima avaliação que é procurar no INPI (http://www.inpi.gov.br/portal/) é neste site que você poderá ver se estes nomes que você escolheu já esta patenteado.

7. Decisão do nome.

Por ultimo reúna os nomes que ficaram disponíveis no INPI e se reúna com seu cliente e vá para a última parte do processo de Naming que é a decisão do nome da empresa.

Pessoal o que mostrei para vocês foi uma breve descrição do que é Naming e para que serve e também um pouco do processo para a criação do nome, apesar de ser o básico, é essencial estes passos para vocês criarem um processo de Naming efetivo e com um bom resultado.

Antes de sair fique conectado conosco através das redes sociais abaixo ou RSS.

Agora é sua vez, até a próxima!



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress