Publicidade de guerrilha reverberando nas redes sociais.

29/04/13     dicas Marketing Propaganda Publicidade

Para um publicitário inteligente, não é preciso dizer que a internet é um ótimo terreno para usar e abusar quando se trata de campanhas de marketing.

Afinal, só na internet mesmo, esta terra de ninguém, é que qualquer coisa pode virar meme. Tirar proveito disso com certeza é uma opção a se considerar, abusar, aproveitar, e claro – com todo o cuidado do mundo pra não cometer gafes. Porque senão, até chances de boicote à empresa são possíveis.

Recebendo sempre um feedback quase automático, mais e mais empresas apostam em publicidade nas redes sociais, seja de forma engraçada (a maioria), algumas com vídeos virais, ou simplesmente usando o método mais comum – que seriam os sorteios de produtos para quem responder pergunta X ”de forma mais criativa”. Não estou reclamando desta ultima, só acho que não é mais criativo responder alguma pergunta para ganhar tal produto, com uma resposta criativa. Que tal mudar a jogada?

Pois é, muitas empresas sacaram que essa jogada estava tão batida que decidiram ir além, acabando por criar campanhas um tanto quanto inusitadas que merecem a retirada do nosso chapéu (mesmo que invisível).

Publicidade de guerrilha reverberando nas redes sociais. (3)

Uma dessas campanhas de marketing que seguiu uma ”linha de funcionamento” ideal para os dias de hoje – atingindo a todos os públicos, foi de ninguém mais e ninguém menos que a Coca Cola (Olá, Coca Cola, nos encontramos novamente).

Eles começaram a campanha nas ruas, para logo em seguida ir para TV, e consequentemente parar na internet (virando hit de tantos acessos). Na época de estreia do filme 007 – Operação Skyfall, alguns compradores foram sortudos e tiveram a chance de ao chegar na máquina para comprar uma Coca Cola responder a pergunta ”Você quer ingressos para a estreia de 007 Operação Skyfall?” logicamente eles apertavam que sim, então aparecia o pequeno aviso ”você tem 70 segundos para chegar ao vagão tal”. O sensacional da jogada é que 70% das pessoas na estação de trem eram figurantes contratados pela Coca Cola. Então até direito à música tema do 007 em meio a correria (porque claro, colocaram obstáculos para não ser uma tarefa tão simples assim) esses marmanjos tiveram. Foi uma estratégia tão boa de marketing que ninguém sequer questiona se foi armado ou não, de tão bem produzido e de tão genial que a ideia foi. ”Liberte o 007 em você”, uma ideia que atingiu o publico das ruas, o publico da TV, e o publico da internet. Pronto, missão cumprida. Caso não conheça o vídeo, veja abaixo.

The invite – Heineken

Publicidade de guerrilha reverberando nas redes sociais. (2)

Outra jogada excelente de marketing, foi da marca de cerveja Heineken. Em 2011 a Heineken surgiu com uma propaganda simplesmente mostrando uma possibilidade, um conceito de como as coisas poderiam ser algum dia. Usando diretamente as pessoas que possuem uma conta no Facebook como público alvo, a Heineken propôs o seguinte: Um abridor de garrafas com um sensor ligado ao Facebook. Se você abrisse uma garrafa de cerveja, automaticamente apareceria em seu Facebook, para em seguida criar um evento. As pessoas com mais convidados confirmando presença na festa, ganhariam um lote de Heineken para colocar a festa em prática. Genial, né? Imagina se isso fosse possível? Confira abaixo.

Há tantas formas não batidas de promover um produto que não entendo como certas marcas se fixam em ideias que já viraram pedra. É hora de inovar! A geração Y pede, na verdade, exige uma forma de abordagem diferente. Quanto mais diferente, quanto mais criativo, mais atenções serão voltadas ao produto, e mais compartilhamentos vão acontecer em redes sociais. Então a melhor estratégia de publicidade em redes sociais é inovar, simples assim.



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

Publique um comentário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress