Regras especiais que você Designer não aprendeu na faculdade

04/06/14     Artigo freelancer




Anuncie aqui

Na Faculdade você deve ter aprendido as melhores práticas e modelos de trabalho para desenvolver e entregar um serviço de excelência, disso eu tenho certeza, porém depois que você começa a trabalhar aparecem umas pérolas…

Uma das coisas que você não aprende são algumas regras do cotidiano, coisas da vida mesmo, do dia a dia, como devemos estar preparados para certos acontecimentos, eu já passei por muita coisa e ainda passo, ainda mais trabalhando como freelancer, a preocupação dobra!

Vou dar dicas que poderão te ajudar na sua carreira e que com certeza poderá acontecer com você também, tudo isso com base em minha experiência e de pessoas que conheço, então vamos lá!

Se atrasar o job avise, se não atrasar avise também!

Nada pior que você estar esperando um serviço que foi prometido em uma data tal e você não recebe, muitas vezes acabamos vendo no meio do projeto que o serviço não vai ser tão simples e o tempo pode se estender, avise ao cliente o quanto antes, assim ele e você podem se programar.

Descubra o que realmente o cliente quer

Sempre, sempre mesmo faça o máximo de perguntas possíveis ao cliente, faça um Briefing bem elaborado para não se perder na metade do projeto e para não cobrar um valor indevido. Algumas informações soltas custarão caro no final.

O cliente estará sempre certo mesmo que estando errado

Design é um serviço totalmente subjetivo ao olhar da maioria dos clientes, nós aprendemos embasamentos científicos na faculdade mas para muitos clientes o que conta é se irá agradar aos olhos dele ou não.

Sei que sempre desenvolvemos algo totalmente direcionado e com várias pesquisas, porém se o cliente insistir em fazer mudanças o melhor é seguir sua opinião (Dependendo do caso, Lógico!).

Paciência é alma do negócio

Pois é, alterações, alterações e mais alterações, sempre elas irão existir, então muita paciência! Se o cliente aprovar de primeira é a melhor sensação do mundo =D

Aproveitando a matéria, veja este vídeo divertido onde mostra como é a rotina de um Diretor de Arte / Designer (Feito por Matheus Santana).

Papel e caneta primeiro

A melhor forma de começar um Job é com papel e lápis, só depois de vários testes e modelos ai sim você desenvolve em seu programa preferido.

Uma parada é sempre bom

Pare de ficar noites a fora trabalhando sem parar, pegue uma hora para dar uma pausa, nem que for pra comprar um pão na padaria, dê descanso a sua mente.  Você perceberá que suas idéias fluirão.

Oi, estou vivo!

Não seja um Designer garanhão que vem, faz o serviço, vai embora e não liga nunca mais, esteja sempre presente, hoje é muito mais caro para conseguir clientes novos do que manter os que já tem.

Aceite críticas

Pelo menos para mim o mais precioso é receber críticas, elas os ajudam a não só seguir o caminho correto mas também ajudam a melhorar a qualidade de seu serviço.

Valorize-se!

Não pense que para conquistar um cliente / ter um grande portfólio é somente fazendo serviços a preços extremamente baixos, esta é uma das maiores auto-sabotagens, sei que pelo menos no começo nós precisamos ter um bom portfólio para apresentar aos possíveis clientes, cobre um preço razoável.

Quando estiver com muitos serviços pergunte a si mesmo, “A demanda está muito alta porque estou cobrando muito barato ou porque meu trabalho é muito bom?”, se for pelo preço, repense bem nos próximos orçamentos.

Agora é com você!

Espero que tenha gostado do artigo, agora é só colocar algumas coisas em prática, um abraço e até a próxima!

Imagem de capa oferecida pela ShutterStock.

Receba atualizações grátis do bt no seu E-mail

Temos total respeito com você, nunca enviaremos spam, ok? Apenas nossas novas matérias, basta colocar seu email abaixo e depois realizar sua confirmação via email, simples assim :-D

Victor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência - Criativito Comunicação.

865 posts publicados
veja todos aqui.

Comente aqui

  • Pâmela

    Ahahahah, não resisti ao vídeo, muito engraçado

    • bonstutoriais

      hahaha demais não é, muito bem feito,

      Obrigado pelo comentário,

      • Pâmela

        DE NADA! NÓS QUE DEVEMOS AGRADECER POR COMPARTILHAREM COISAS LEGAIS QUE AJUDAM MUITOS DESIGNERS.

        • bonstutoriais

          Que bom! Obrigado mesmo, volte sempre!

© Bons Tutoriais | 2008 - 2016 todos os direitos reservados. Design e Desenvolvimento Criativito Comunicação | Plataformas: WordPress & Bootstrap