Regras especiais que você Designer não aprendeu na faculdade

04/06/14     Artigo freelancer

Na Faculdade você deve ter aprendido as melhores práticas e modelos de trabalho para desenvolver e entregar um serviço de excelência, disso eu tenho certeza, porém depois que você começa a trabalhar aparecem umas pérolas…

Uma das coisas que você não aprende são algumas regras do cotidiano, coisas da vida mesmo, do dia a dia, como devemos estar preparados para certos acontecimentos, eu já passei por muita coisa e ainda passo, ainda mais trabalhando como freelancer, a preocupação dobra!

Vou dar dicas que poderão te ajudar na sua carreira e que com certeza poderá acontecer com você também, tudo isso com base em minha experiência e de pessoas que conheço, então vamos lá!

Se atrasar o job avise, se não atrasar avise também!

Nada pior que você estar esperando um serviço que foi prometido em uma data tal e você não recebe, muitas vezes acabamos vendo no meio do projeto que o serviço não vai ser tão simples e o tempo pode se estender, avise ao cliente o quanto antes, assim ele e você podem se programar.

Descubra o que realmente o cliente quer

Sempre, sempre mesmo faça o máximo de perguntas possíveis ao cliente, faça um Briefing bem elaborado para não se perder na metade do projeto e para não cobrar um valor indevido. Algumas informações soltas custarão caro no final.

O cliente estará sempre certo mesmo que estando errado

Design é um serviço totalmente subjetivo ao olhar da maioria dos clientes, nós aprendemos embasamentos científicos na faculdade mas para muitos clientes o que conta é se irá agradar aos olhos dele ou não.

Sei que sempre desenvolvemos algo totalmente direcionado e com várias pesquisas, porém se o cliente insistir em fazer mudanças o melhor é seguir sua opinião (Dependendo do caso, Lógico!).

Paciência é alma do negócio

Pois é, alterações, alterações e mais alterações, sempre elas irão existir, então muita paciência! Se o cliente aprovar de primeira é a melhor sensação do mundo =D

Aproveitando a matéria, veja este vídeo divertido onde mostra como é a rotina de um Diretor de Arte / Designer (Feito por Matheus Santana).

Papel e caneta primeiro

A melhor forma de começar um Job é com papel e lápis, só depois de vários testes e modelos ai sim você desenvolve em seu programa preferido.

Uma parada é sempre bom

Pare de ficar noites a fora trabalhando sem parar, pegue uma hora para dar uma pausa, nem que for pra comprar um pão na padaria, dê descanso a sua mente.  Você perceberá que suas idéias fluirão.

Oi, estou vivo!

Não seja um Designer garanhão que vem, faz o serviço, vai embora e não liga nunca mais, esteja sempre presente, hoje é muito mais caro para conseguir clientes novos do que manter os que já tem.

Aceite críticas

Pelo menos para mim o mais precioso é receber críticas, elas os ajudam a não só seguir o caminho correto mas também ajudam a melhorar a qualidade de seu serviço.

Valorize-se!

Não pense que para conquistar um cliente / ter um grande portfólio é somente fazendo serviços a preços extremamente baixos, esta é uma das maiores auto-sabotagens, sei que pelo menos no começo nós precisamos ter um bom portfólio para apresentar aos possíveis clientes, cobre um preço razoável.

Quando estiver com muitos serviços pergunte a si mesmo, “A demanda está muito alta porque estou cobrando muito barato ou porque meu trabalho é muito bom?”, se for pelo preço, repense bem nos próximos orçamentos.

Agora é com você!

Espero que tenha gostado do artigo, agora é só colocar algumas coisas em prática, um abraço e até a próxima!

Imagem de capa oferecida pela ShutterStock.



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress