Review do livro Persuasão na Publicidade – 33 técnicas psicológicas de convencer

16/09/16     dicas Propaganda Publicidade Reviews

Há um mês mais ou menos, recebemos da Editora GG uma ótima opção de leitura para quem quer saber e entender melhor como funciona o mundo da publicidade e suas técnicas para convencer as pessoas diariamente.

O livro Persuasão na Publicidade – 33 técnicas psicológicas de convencer começa com uma das perguntas mais perturbadoras para quem tem curiosidade sobre o assunto… “Porque somos influenciados a comprar um produto em detrimento de outro? Como somos instigados a agir e viver de modo mais sustentável? Como somos convencidos a adotar um estilo de vida mais saudável?

Como a publicidade consegue convencer as pessoas a terem suas opiniões voltadas para um determinado produto ou situação?

No livro os autores analisam a publicidade muito além do poder persuasivo de suas imagens, examinando as técnicas e conceitos existentes por trás de suas dimensões visual e estética, decodificando-a com base na perspectiva psicológica e revelando os códigos inconscientes ocultos que influenciam as decisões que tomamos no nosso cotidiano.

a-persuasao-na-publicidade-livro-3

São 33 técnicas de influência social desenvolvidas a partir da mais recente pesquisa realizada sobre persuasão e aceitação. desde as técnicas básicas até as mais obscuras e insidiosas, descrevendo os processos e técnicas subjacentes que direcionam nossas decisões, comportamentos e crenças.

O leitor aprenderá lições importantes sobre como os meios visuais são construídos de forma a influenciar as pessoas no nível do inconsciente. O livro foi concebido para ser uma fonte de referência moderna e acessível para a criação e compreensão do imaginário visual persuasivo, o que torna um recurso muito importante e abrangente para uma grande variedade de pessoas com diferentes interesses, que na minha opinião deixou a leitura mais dinâmica e simples.

Como você ver através de algumas imagens que selecionamos, o livro traz muitas ilustrações de campanhas criadas para da tipo de técnica utilizada, de forma que você possa entender e encontrar em cada situação a técnica mencionada.

Os autores também se preocuparam em categorizar as técnicas em três necessidades diferentes, o que também facilita o entendimento.

Logo no início do livro, nas páginas amarelas, o autor traz “como usar” o livro, para que você possa entender mais facilmente cada situação, sua narrativa, exemplos e explicações.

Como os autores mesmo disseram…”Este livro abrirá seus olhos para os truques do ofício“.

 

a-persuasao-na-publicidade-livro-2

“Páginas amarelas” falam como usar o livro.

 

a-persuasao-na-publicidade-livro-4

Todas as técnicas tem suas considerações finais de pontuações em relação a eficácia, fator X e implementação.

 

a-persuasao-na-publicidade-livro-5

Para ilustrar e ter um melhor entendimento, campanhas são utilizadas como exemplos em cada uma das técnicas.

Sobre os autores

Marc Andrews

Psicólogo, diretor de arte e desenhista. Mestre em Ciências do Comportamento e em desenho gráfico, pesquisou as dimensões da retórica, semiótica e psicologia da argumentação visual.

Matthijs Van Leeuwen

Professor de Persuasão e Influência Social na Universidade Radboud de Nimega, na Holanda. Seu trabalho de investigação está centrado na produção de mudanças de comportamento a longo prazo mediante técnicas participativas de persuasão.

Rick Van Baaren

Professor de Mudança Comportamental e Sociedade na Universidade Radboud de Nimega, na Holanda. Seus trabalhos, publicados em diversas revistas cientificas internacionais, se concentram nas diferentes técnicas, conscientes e inconscientes, de influência no comportamento.

Você pode saber mais sobre esse e outros livros da área na Editora GG, clicando aqui.



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress