Artigo Design Gráfico

Série Profissões #3 – Entenda um pouco mais sobre a área de design

E mais a última sexta feira do mês de janeiro vem com o ultimo artigo da série Profissões – Entenda um pouco sobre a área de design.

Se você perdeu, eu já coloquei por aqui dois artigos com duas profissões cada, especificando para você que está na dúvida de que carreira seguir, em que se especializar e no que fazer depois de formado, algumas carreiras que você pode exercer nessa área. Veja o primeiro artigo, clicando aqui e o segundo, clicando aqui.

Hoje vou compartilhar as três últimas carreiras que são Design gráfico ambiental, Publicidade e design de Informação e visualização de dados.

Então sem enrolar, vamos à elas.

Design gráfico ambiental

ambiental

Geralmente, designers gráficos ambientais trabalham juntamente com arquitetos e designers de interiores para criar designs que definem visualmente o ambiente construído.

Entre muitos projetos, o designer gráfico ambiental pode se envolver com exposições de museus, galerias, orientação espacial e sinalização arquitetônica, branding e sistemas completos de identidade.

Na maioria das vezes, são os mais colaborativos dentre as disciplinas de design e trabalham em parcerias com especialistas de muitas áreas para pesquisar e disponibilizar um design funcional de modo informativo e divertido.

A parte boa

  • Você terá experiência de pesquisa bastante prática;
  • Conseguir ver o efeito de seu trabalho em público;
  • Trabalhar com arquitetos, engenheiros estruturais, designers industriais e fabricantes;
  • Poder trabalhar com 3D.

A parte nem tão boa assim

  • Os erros podem sair caro e consumirem muito do seu tempo;
  • Seus prazos são afetados pela equipe inteira e podem dificultar o gerenciamento de cronogramas;
  • O processo dos projetos são longos e complicados.

Habilidades exigidas

  • Habilidade em composição, forma, cor, escala e textura;
  • Habilidades em desenho;
  • Habilidades interpessoais e de comunicação;
  • Habilidade em visualizar espaços tridimensionais;
  • Familiaridade com os códigos e regulamentos de sinalização;
  • Percepção de cor e psicologia comportamental.

Opções de carreira

  • Design de exposições;
  • Sistemas de orientação espacial;
  • Sinalização arquitetônica;
  • Experiência interativa de visitantes
  • Visualização 3D.

Publicidade

publicidade

Publicidade

Um designer publicitário cria o conceito de uma campanha para o cliente apresentar ao público. Na condição de braço visual da equipe de marketing, o designer deve mobilizar psicologia, marketing, comunicação e humor para criar uma penetração de mercado bem sucedida por meio de mídias como televisão, rádio, jornais, revistas, e-mails, web e redes sociais.

Existem três cargos principais: designer gráfico, diretor de arte e diretor de criação. Se você sente que sempre teve um olhar treinado para ver a maneira perfeita de vender alguma coisa para o mundo, esse é o seu caminho.

A parte boa

  • Estar envolvido em estratégias para ajudar os clientes a tomar decisões de alto nível;
  • Ótimos salários se você avançar na carreira;
  • Oportunidades para conhecer outros empregadores e clientes.

A parte nem tão boa assim

  • Quanto maior o orçamento, maior a possibilidade de fracasso;
  • Trabalhar sobre pressão e muito estresse.

Habilidades exigidas

  • Aptidão para o pensamento visual inteligente e de qualidade;
  • Ser artístico e um bom designer são duas coisas diferentes; ambas são desejáveis;
  • Competitividade;
  • Trabalhar bem sobre pressão;
  • Manter-se culturalmente atualizado;
  • Ter grande habilidade de pesquisa;
  • Captar e comunicar a mensagem do cliente dentro do estilo cultural vigente, mantendo a engenhosidade, a inovação e a qualidade gráfica.

Opções de carreiras

  • Coordenador de design e diretor de arte;
  • Redator, marketing, gerente de conta, artista de produção (geralmente quem trabalha com publicidade faz de tudo um pouco).

Design de informação e visualização de dados

informação

Sinalização, sistemas de informação gerados por computadores, gráficos/diagramas, visualização de dados científicos e técnicos, telas de controle digital e interfaces de computador, bem como design de documentos legais e técnicos, fazem parte do design de informação.

Geralmente perfeccionistas e pessoas curiosas por natureza são, atraídas para o design de informação, bem como aquelas que querem produzir design útil que sirva à sociedade em vez de vender produtos.

Os designers de informação, trabalham com dados complexos, encontrando uma forma de visualizar essas informações de maneira mais direta e sem ambigüidade.

A parte boa

  • Uma carreira recompensadora;
  • Serve a sociedade, fazendo o bem para as pessoas;
  • Combina design com rigor cientifico;
  • Trabalha com muitos conteúdos e dados complexos;
  • Encontra seu projeto funcionando dentro da sociedade;

A parte nem tão boa assim

  • Detalhista (não é para todo mundo);
  • Depende do conteúdo;
  • Envolve solução de problemas complexos.

Habilidades exigidas

  • Habilidades tipográficas;
  • Capacidade de abortar informações complexas de forma lógica e criativa;
  • Pensamento analítico;
  • Compreender sistemas e mensagens.

Opções de carreira

  • Designer em uma empresa especialista em design de informação, de sistemas, documentação e sinalização;
  • Web designer em um empresa de arquitetura da informação;
  • Designer em agências governamentais que lidem com a divulgação de informações complexas ao público.

É sempre muito bom saber direitinho em que áreas podemos atuar dentro de alguma profissão que escolhemos, assim você pode se programar e conhecer melhor tudo o que pode fazer quando estiver formado.

Essa foi nossa intenção ao compartilhar com vocês essa série de profissões sobre design gráfico; ajudar você a escolher melhor o seu futuro e entender melhor o que aguardar dele.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Imagens oferecidas pela Shutterstock: design ambiental, publicidade e design de informação.

Publicidade

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin