Vida de Designer Freela – Converta seus pontos negativos em positivos

17/09/13     Artigo dicas freelancer

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (4)
Anuncie aqui

Assim como eu e todas as pessoas independente da área de atuação tem pontos positivos e negativos, isso define a pessoa que posso ser e ao mesmo tempo pode me fazer subir ou descer, o foco que quero dar a este artigo é que podemos achar dentro de nós mesmos nossos pontos negativos e podemos concertar isso.

Com todo o tempo que venho trabalhando na área de design eu aprendi muitas coisas e também errei muito, continuo errando, mas isso é o fator crucial para aprender algo novo, mostrarei a você alguns pontos que levei em consideração em minha vida que me ajudou bastante e tenho certeza que irá funcionar com você.

Trabalhar como Freelancer não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação e comprometimento, espero que com estas dicas que separei para você venha te auxiliar em sua carreira, seja freelancer ou não.

Identifique seus pontos fracos

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (3)

Essa eu coloco em primeiro lugar, olhe para você mesmo, o que te impede de fazer algo? Quais são suas dificuldades?

Muitas vezes é extremamente difícil você conseguir achar seus próprios pontos fracos, caso tenha dificuldade fale com alguém de confiança que esteja sempre com você, eles poderão falar um pouco sobre você mas nada substitui quando você mesmo consegue achar isso dentro de si.

Agora os pontos fortes

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (2)

Olhe para você, qual é o meu talento? O que faço de melhor? O que eu faço tão bem que o trabalho deixa de ser algo desgastante e se torna diversão?

Fazer algo que gosta e tem talento para fazer é a melhor coisa para você ter sucesso, assim como Confúcio dizia  “Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.”.

Achando isso você conseguirá definir seu pontos fracos e fortes.

O que eu quero fazer?

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (1)

Quero ser Designer Gráfico? Web Designer? Ilustrador? Ux Designer? Pintor? Fotógrafo? Programador?

Se você trabalhou nas dicas de cima você passará por esta etapa fácil. Com um foco em somente em um objetivo você consegue levar com muito mais facilidade e se especializar facilmente no que você quer, afinal ninguém mata dois coelhos com uma cajadada só.

Inspire-se

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (7)

Com o objetivo feito procure inspiração, existem muitas formas de buscar inspiração hoje em dia, ainda mais você que é da área de design, com a internet nós conseguimos ver trabalhos de grandes artistas e designers para se inspirar, caso você ainda não conheça sites vou te dar umas referências, Design em Geral (www.pinterest.com), Ilustração e arte (www.deviantart.com), Web Design (www.webdesign-inspiration.com) e mesmo que não seja tão importante o Google imagens, é uma forma rápida de achar inspiração.

Aprenda

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (6)

Faça cursos, veja palestras esteja sempre conectado a blogs (Aqui no BT hehe) e sites relacionados a sua profissão, procure por pessoas que fazem o mesmo trabalho que você ou professores, acredite, você aprenderá muito com eles.

Vá para onde se sinta confortável

Dicas para Freelancers, seja web designers, designers gráficos, ux designers, dicas para a sua carreira, (5)

Do que adianta você fazer o que gosta mas está em um ambiente que você não se sente livre para trabalhar e desconfortável, o mundo é muito grande para ficar preso somente a algum lugar, existem infinitas possibilidades de fazer o que você gosta em lugares que você irá adorar!

Esteja feliz

Esta eu nem preciso de pedir, se você conseguiu concluir as dicas de cima com certeza você estará bem e fazendo o que gosta!

Recapitulando

Aqui um resumo de todas as dicas:

  • Identifique seus pontos fracos;
  • Agora os pontos fortes;
  • O que eu quero fazer?
  • Inspire-se;
  • Aprenda;
  • Vá para onde se sente confortável.

Agora é com você

O que resta é só colocar em prática, você tem mais alguma dica? Coloque ai nos comentários, sua opinião é essencial, espero que você tenha gostado, até a próxima!

Imagens capa post, jovens estudando, homem na montanha, ideias, pontos fortes, pontos fracos e dúvidas fornecidas pela ShutterStock.

Receba atualizações grátis do bt no seu E-mail

Temos total respeito com você, nunca enviaremos spam, ok? Apenas nossas novas matérias, basta colocar seu email abaixo e depois realizar sua confirmação via email, simples assim :-D

Victor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência - Criativito Comunicação.

862 posts publicados
veja todos aqui.

Comente aqui

© Bons Tutoriais | 2008 - 2016 todos os direitos reservados. Design e Desenvolvimento Criativito Comunicação | Plataformas: WordPress & Bootstrap