Todos nós contamos, vivemos e apreciamos boas histórias o tempo todo, e é fato de que marcas que criam e contam histórias são muito mais apreciadas do que aquelas que desconhecem esse caminho.
Mas mesmo sabendo que existe história em tudo que vivemos e presenciamos, criar uma história relacionada a um design, produto, marca ou empresa não é simples, é preciso entendimento dos pontos chaves e técnicos para desenvolver algo que guie o usuário ao longo de uma jornada transformadora.
Por isso, especialmente para você, profissional do universo criativo, trouxemos o review deste livro que com toda certeza, todo designer, fotógrafo, desenvolvedor, redator, marqueteiro e tantos outros profissionais deveriam ler.
O Design como Storytelling
Através do Storytelling é possível desenvolver toda uma estratégia de comunicação que envolva o cliente a chegar ao ponto que uma marca deseja, ao mesmo tempo que envolve sentimentos que fortalecem esse caminho e a visão e valores que um usuário pode ter em relação a determinada marca.
Muito se fala sobre storytelling, mas nem tudo o que encontramos por aí nos mostram um caminho exato e experiente de como colocar tudo isso em prática principalmente em conjunto com o design.
Neste livro que recebemos da Editora GG, Ellen Lupton, designer gráfica, professora a curadora de design contemporâneo do CooperHewitt National Design Museum de Nova York, nos ajuda a compreender melhor esse caminho e os atos que são mais do que necessários para colocá-lo em prática.
Entre todas as informações e conteúdos compartilhados, o que mais gostamos foi a forma como a autora separou os pontos importantes para um ótimo desenvolvimento do storytelling, e que para te deixar mais curioso, vamos compartilhar abaixo:
Ato 1: Ação: Descubra os padrões narrativos que dão suporte às histórias, como arco narrativo ou a jornada do herói, e aprenda a aplicar esses padrões na relação que os usuários estabelecem com produtos e serviços.
Ato 2: Emoção: Entenda a conexão entre o design e nossos sentimentos e humores. A jornada emocional de um usuário pode ir da irritação ao êxtase, e você pode acompanhar essa jornada.
Ato 3: Sensação: Conheça a importância da percepção e da cognição, processos ativos e transformadores que atuam como chaves. Explore os estímulos inspirados nos princípios da psicologia Gestalt ou o conceito de affordance.
Rescaldo: Seu projeto ilustra bem uma ação? Inclui um chamado à ação? Você desenvolveu empatia com usuários em potencial? Você incentiva o usuário a se engajar de forma ativa e criativa? Vamos dar-lhes ferramentas para fazer isso!
Veja bem, esses são apenas alguns tópicos sobre o desenvolvimento e que a Lupton te ensinará ao longo da leitura.
Para quem é este livro?
A autora recomenda a leitura para todos que desenvolvem alguma tarefa em meio ao universo criativo, ou seja, como citamos mais acima… designers, fotógrafos, desenvolvedores, redatores, marqueteiros e outros.
Mas além de todos esses profissionais, nós também recomendamos para qualquer pessoa que deseja crescer, desde como o profissional em si, assim como também para aqueles que desejam criar o seu próprio negócio, tocar uma carreira freelancer, entre outros.
Afinal de contas, todos contamos histórias o tempo todo, e dessa forma, todos esperamos vender o nosso peixe, certo? Nada melhor do que fazer isso com um grande storytelling.
Resumo geral
- Leitura: Simples, didático e agradável, daquelas que você compreende bem o que a autora deseja passar e aprende mais.
- Nível técnico: Básico a médio.
- Informações: Todo o conteúdo abordado é extremamente detalhado e apresentado de forma criativa e didática para que o leitor compreenda todos os pontos.
- Design: Arte e leitura agradável, com ótima diagramação. Muitas ilustrações e exemplos para melhor compreensão.
- Quantidade de páginas: 159.
- Autora: Ellen Lupton.
- Editora: Editora GG.
- Mais informações: https://ggili.com.br/o-design-como-storytelling-ellen-lupton-livro.html
Algumas imagens do livro
Esperamos que tenham gostado da review!
Aproveite e compartilhe com a gente o que você achou, caso já tenha lido.
Para saber mais sobre o livro, acesse este link.
Para conferir outros reviews, clique aqui.