Fotografia

Fotografando com a luz natural, aprenda essa técnica

Alguma vez você já se pegou olhando aquelas fotos de deixar qualquer um babando pelo pôr-do-sol?

A foto tem esse efeito graças a alguns truques do fotógrafo, envolvendo a luz natural do ambiente e muita (muita!) prática. Confira então três técnicas para treinar e aperfeiçoar suas imagens na hora de clicar no obturador.

Panning

O panning nada mais é do que aquela foto em movimento, destacando o objeto da imagem e “borrando” o fundo.

Requer muita prática para conseguir um clique certeiro, mas o efeito deixa as imagens incríveis. Existe dois modos de criá-lo: fotografando e pelo Photoshop, embora não seja aconselhado aplicar o efeito artificialmente, isso porque além de ser bem trabalhoso, dificilmente ficará com aquele ar verdadeiro. Mas, para quem quiser arriscar, o comando é: filter>blur>motionblur (lembre-se de selecionar apenas o fundo).

Agora, para os fotógrafos que querem aprender a capturar as imagens com o efeito, a dica é sempre mover a câmera no mesmo sentido que o objeto e deixar que o obturador fique aberto tempo suficiente para pegar o movimento, um segundo ou menos deve bastar.

Panning 2

Panning 3

Panning

Contra Luz

É, provavelmente, um dos efeitos mais bonitos que qualquer fotógrafo pode obter, ainda que considerado um erro pelos manuais.

São as famosas imagens de pôr-do-sol do Instagram, sabe? Não tem como não se apaixonar pelos contornos das mais belas paisagens e o melhor é que para criá-lo, você só precisa praticar, pois é considerado fácil de obter.

Publicidade

Basta colocar o objeto a ser fotografado entre a câmera e a fonte de luz (lâmpadas, sol, etc), limitando a iluminação a ficar apenas atrás do elemento a ser fotografado.

Contra Luz 2

Contra Luz 3

Contra Luz

 

Bokeh

A palavra é meio estranha, mas você já deve ter visto o efeito por aí.

Ele é bem delicado e traz a tona a pureza e o amor pela fotografia, deixando cada imagem com um aspecto bem original e divertido. É

reconhecido pelo seu desfoque ocasionado pelas luzes, que ficam parecendo bolinhas, normalmente. Alguns profissionais colocam filtros na frente da lente, e é por isso que você já deve ter visto o mesmo efeito, porém com corações e estrelas.

Para conseguir o efeito, também é preciso prática. Diminui-se a profundidade de campo, aumentando a abertura da lente ao máximo, depois é só desfocar as fontes de luz e ver as bolinhas surgirem na imagem, fácil né?

Boekh 2

Bokeh 2

Bokeh 3

Bokeh

 

E aí, gostou das dicas? São extremamente fáceis e nada que com tempo e prática, você não consiga alcançar e criar lindas imagens.

Fonte: HipPrint

Imagens: Pinterest

Publicidade

1 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin1