Fotografando com a luz natural, aprenda essa técnica

11/12/14     Criativo Fotografia

Alguma vez você já se pegou olhando aquelas fotos de deixar qualquer um babando pelo pôr-do-sol?

A foto tem esse efeito graças a alguns truques do fotógrafo, envolvendo a luz natural do ambiente e muita (muita!) prática. Confira então três técnicas para treinar e aperfeiçoar suas imagens na hora de clicar no obturador.

Panning

O panning nada mais é do que aquela foto em movimento, destacando o objeto da imagem e “borrando” o fundo.

Requer muita prática para conseguir um clique certeiro, mas o efeito deixa as imagens incríveis. Existe dois modos de criá-lo: fotografando e pelo Photoshop, embora não seja aconselhado aplicar o efeito artificialmente, isso porque além de ser bem trabalhoso, dificilmente ficará com aquele ar verdadeiro. Mas, para quem quiser arriscar, o comando é: filter>blur>motionblur (lembre-se de selecionar apenas o fundo).

Agora, para os fotógrafos que querem aprender a capturar as imagens com o efeito, a dica é sempre mover a câmera no mesmo sentido que o objeto e deixar que o obturador fique aberto tempo suficiente para pegar o movimento, um segundo ou menos deve bastar.

Panning 2

Panning 3

Panning

Contra Luz

É, provavelmente, um dos efeitos mais bonitos que qualquer fotógrafo pode obter, ainda que considerado um erro pelos manuais.

São as famosas imagens de pôr-do-sol do Instagram, sabe? Não tem como não se apaixonar pelos contornos das mais belas paisagens e o melhor é que para criá-lo, você só precisa praticar, pois é considerado fácil de obter.

Basta colocar o objeto a ser fotografado entre a câmera e a fonte de luz (lâmpadas, sol, etc), limitando a iluminação a ficar apenas atrás do elemento a ser fotografado.

Contra Luz 2

Contra Luz 3

Contra Luz

 

Bokeh

A palavra é meio estranha, mas você já deve ter visto o efeito por aí.

Ele é bem delicado e traz a tona a pureza e o amor pela fotografia, deixando cada imagem com um aspecto bem original e divertido. É

reconhecido pelo seu desfoque ocasionado pelas luzes, que ficam parecendo bolinhas, normalmente. Alguns profissionais colocam filtros na frente da lente, e é por isso que você já deve ter visto o mesmo efeito, porém com corações e estrelas.

Para conseguir o efeito, também é preciso prática. Diminui-se a profundidade de campo, aumentando a abertura da lente ao máximo, depois é só desfocar as fontes de luz e ver as bolinhas surgirem na imagem, fácil né?

Boekh 2

Bokeh 2

Bokeh 3

Bokeh

 

E aí, gostou das dicas? São extremamente fáceis e nada que com tempo e prática, você não consiga alcançar e criar lindas imagens.

Fonte: HipPrint

Imagens: Pinterest



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress