Artigo Fotografia Inspiração

9 dicas especiais e fáceis para tirar fotos, a 7º é a mais expressiva

Na semana passada o Canal do Youtube Cooph compartilhou um vídeo fantástico com nove dicas de fotografia e composição de imagens baseado no trabalho de Steve McCurry.

As dicas são totalmente práticas e fáceis de acompanhar, qualquer pessoa pode tirar fotos se baseando a este tópicos, em geral no vídeo eles exemplificam bastante o modo de tirar fotografias utilizando grades (Grids), para que assim a imagem tenha um alinhamento correto, aumento de sua expressividade, possibilidade de tirar fotos criativas e inspiradoras.

Logo depois do vídeo eu faço mais uma explicação sobre cada dica para que você tire suas dúvidas e também tenha um melhor entendimento, afinal o vídeo está todo em inglês, acompanhe.

Regra de 3

Utilize ou focalize os pontos de interesse sempre nas junções de lugares em que estão a um terço de distância dos outros, pode ser os pontos de encontro ou também os quadros, para facilitar, evite o quadro central.

fotografia com regra de 3 (2)

Com base na grade, fotografe as imagens divididas por 3 partes, veja exemplo.

fotografia com regra de 3 (1)

Publicidade

Linhas Horizontais

Utilize as linhas superior e inferior para focar em algum ponto que tenha uma linha natural (ponto de perspectiva ou de horizonte), para que assim gere sentido de movimento ou velocidade, sem esquecer da primeira regra.

utilizando linhas paralelas (2)

utilizando linhas paralelas (1)

Linhas diagonais

As linhas diagonais são fantásticas para gerar movimento e aumentar ainda mais o sentido de velocidade ou de direção a algo, estes tipos de fotografia são comuns no esporte.

linhas diagonais

Enquadramento

Analise o cenário e procure por áreas onde tem quadros naturais, quadros naturais são janelas, portas, ou áreas que deem um enquadramento a algum lugar, até um galho de árvore meio caído é capaz de fazer um quadro natural ou uma vista de dentro de uma caverna, ai vai da sua criatividade.

utilizando quadros naturais (2)

utilizando quadros naturais (1)

Contraste

Tire fotos de objetos que tenha um contraste evidente diante ao cenário, basicamente algo que se destaque e tenha uma diferença de cor totalmente contrária. Veja exemplo.

contraste (2)

contraste (1)

Encha a fotografia de elementos

Ocupe ao máximo a fotografia com o elemento que quer deixar em evidência.

utilizando o ponto central com o olho (2)

Centralize o olho dominante

Coloque no centro da imagem o olho dominante, assim você trará mais expressividade na imagem e atenção. Além disso fazendo desta forma dará a impressão que a pessoa da imagem está olhando em sua direção.

olho dominante no meio

utilizando o ponto central com o olho (1)

Texturas e repetições

Utilize elementos repetitivos ou padrões naturais em lugares distintos, seja padrões de cores, objetos ou paisagens.

padroes de cores texturas

Para ter um melhor resultado, procure por elementos que esteja fora do padrão para que tenha um contraste privilegiado.

padrao com contraste

contraste com carinhos azuis

Simetria

Por último e não menos importante, uma ótima e também mais utilizada composição para fotografia é a simetria, a básica forma de deixar tudo alinhado ao meio, imagem de algo que os dois lados sejam semelhantes.

simetria

fotografia simetrica

Uma última dica

Bom estas foram algumas regras básicas em fotografia, afinal existem muitas outras técnicas que se bem quer nem imaginamos que existe, porém uma coisa que pode fazer toda a diferença é seu estilo de fotografia, se você criar um estilo próprio fará toda a diferença e dará personalidade a suas imagens, assim se destacando entre os demais.

Boas fotos!

Publicidade

19 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin19