Você já parou para ver o quanto a tal da concorrência criativa é um problema? Muitas empresas tem pressa ou até mesmo não entendem e aceitam o trabalho barato que tem por ai, sem saber no que estão apostando.
O designer Giovanni Tondini resolveu fazer uma pesquisa relacionada aos logos feitos por concorrências criativas (para quem não conhece é quando a empresa para uns 99 reais, por exemplo, e recebe umas 200 opções diferentes de logo, e depois de escolher o sortudo que fez o logo recebe a merecida quantia de 50 reais pelo trabalho), para mostrar o quanto isso pode ser a pior coisa a se fazer tanto para marca quando para o designer que esta por trás.
O que acontece é que além de desvalorizar o trabalho de grandes designers que trabalham criando logotipos perfeitos e únicos no mercado, a empresa que contrata esse tipo de serviço, corre o risco (na maioria das vezes acontece) de ter um logotipo igual à de várias outras empresas espalhadas por ai, gerando uma nova marca no mercado sem reconhecimento, identidade e personalidade.
Por isso Giovanni reuniu todos os tipos de trabalhos que encontrou feitos dessa maneira e ainda compartilhou para que as empresas evitem e futuros designers também.
Veja, por exemplo, os logotipos abaixo que mais parecem ter saído de um fábrica de logos e não de um designer.
São praticamente todos iguais, sem personalidade nenhuma.
No artigo completo feito pelo blog de publicidade Publicinove, você poderá ver todos tipos de logos que Giovanni encontrou em sua pesquisa e que causam verdadeira vergonha alheia, para não dizer outra coisa!