Começando o ano, a maioria de nós já começa a fazer um belo planejamento do que fazer durante todo o ano e lógico que muitas dessas metas tem incluso um curso, uma formação, uma especialização e por aí vai.
Pensando nisso, resolvi desenvolver uma série com as principais carreiras de um profissional formado em Desing Gráfico, descrevendo alguns pontos fortes, pontos a favor da profissão, pontos contras, habilidades e opções de carreira dentro de cada área.
Minha intenção é ajudar quem está entrando, já entrou na faculdade ou ainda não tem idéia de que área se especializar depois de formado.
Vou começar com o designer de logo e identidade de marca e animação gráfica. Bora lá?
Designer de Logo e Identidade Visual
Essa área consiste em desenvolver a cara de uma marca, seja ela nova no mercado ou até mesmo aquela que esteja querendo se renovar, pode ser através só da criação de um Logo ou uma identidade visual completa (quando se trabalha com toda a forma de comunicação de uma marca perante seus clientes, exemplo: Logo, cartões de visita, timbres, folders, anúncios, sites, animação gráfica, itens promocionais e etc.).
O processo envolve tempo e muita dedicação, onde são coletadas informações sobre o cliente, seu negócio, seus serviços, ideia que quer transmitir, valores e muitas outras. O designer deve juntar todas essas informações sobre a nova marca e sua própria criatividade para que saia algo perfeito, coeso e que realmente apresente a nova marca.
Um designer bem sucedido nessa área é um exemplo de refinamento e muito trabalho, capaz de manter a satisfação do cliente e a beleza da marca.
Para se tornar um excelente desenvolvedor de identidade visual, você deve ser detalhista, flexível e ter habilidades de design e solução de problemas bem desenvolvidas, empregando clareza, simplicidade e comunicação.
A parte boa
- É sempre mais do que gratificante ver uma marca que você criou sendo lançada e fazendo sucesso por aí;
- Oportunidade de se engajar com psicologia, negócios e marketing.
- Oportunidade de após alguns anos de experiência, conseguir trabalhar como freelancer, o que acontece com muito designers da área, que após terem sucesso em agências e estúdios, conseguem mais versatilidade para ter suas carreiras solos com ainda mais sucesso.
- Oportunidade para criatividade visual e comunicação inteligente, principalmente para designers interessados em marketing, vendas e identidades.
A parte nem tão boa assim
- Acabar aceitando um logo nem tão perfeito assim para o seu gosto, que depois de muitas alterações, já não tem mais nada a ver com o que você criou inicialmente. Mas faz parte do oficio, afinal a criação do logo é para eles e não para você;
- Ceder, mesmo que o cliente não tenha conhecimento visual, para que ele tenha a melhor experiência e tenha satisfação quanto ao seu trabalho e desenho.
- Estar sempre presente para alterações que surjam do nada, mesmo quando tudo parece perfeito.
Habilidades necessárias
- Um grande amor por tipografia, semiótica visual, simbolismo, ilustração, teoria da cor, desing de marca e psicologia de marketing.
- Uma boa compreensão criativa, conhecimento sobre softwares e sistemas de impressão profissionais.
- Ótima habilidade de pesquisa.
- Ótima habilidade de comunicação. sabendo ouvir muito bem o que o seu cliente quer, quando iniciar o projeto é a única maneira de entregar a marca que ele quer.
Opções de carreira
Essa área reuni muitas habilidades de qualquer designer , mas se você se especializar e, identidade visual, pode ter a carreira em uma dessas profissões:
- Designer interno de um estúdio de criação;
- Especialista em desenvolvimento de marca em uma agência de publicidade;
- Designer Freelancer;
- Especialista em Branding em uma firma de desenvolvimento para a web;
- Designer corporativo interno em qualquer grande empresa ou instituição.
Animação Gráfica
Uma área voltada para o ambiente de novas mídias, aplicativos interativos, pós-produção, publicidade, animação e ambiente digitais para web e televisão.
Assim como em muitas especializações, você provavelmente irá começar em um estúdio reconhecido, abaixo do diretor de criação, diretor de arte ou produtor.
Com um tempo de experiência poderá trabalhar como freelancer em um estúdio próprio.
Como é uma área que enfatiza a rapidez e a velocidade de comunicação para conseguir atingir um público amplo, comunicando o produto, a proposta ou as informações da maneira mais clara possível, está em toda parte e tem uma demanda constante por novos talentos e ideias inovadoras, o que faz com que o mercado esteja sempre a procura de novos profissionais.
A parte boa
- Você será sempre muito requisitado, caso consiga desenvolver um trabalho que comunique os conceitos do cliente.
- Geralmente são profissionais que sabem colaborar, são mestres da palavra, da imagem e das muitas facetas do design.
- Trabalha na maioria das vezes, em ambientes dinâmicos e modernos.
A parte nem tão boa assim
- Muitas vezes os clientes não sabem o que querem, o que irá lhe roubar muito tempo até chegar exatamente no que os agrade.
- Para evitar perder prazos, é bom ser realista quanto ao que você consegue executar e em quanto tempo isso levará.
Habilidades necessárias
- Ótima compreensão de tipografia, composição 2D, 3D e cor.
- Boas noções de velocidade, ritmo e storyboard.
- Bom senso espacial e de geometria.
- Diplomacia e uma visão centrada no cliente.
- Conhecimento de estratégias de comunicação e retórica.
- Conhecimento avançado e atualizado de Flash, After, Effects, Maya, Illustrator, Photoshop e um pouco de Final Cut.
Opções de carreiras
- Estúdio de cinema e de efeitos especiais;
- Canais de TV e desenvolvedores de conteúdo on-line;
- Agências de publicidade e estúdios de design;
- Empresas de desenvolvimento para a web;
- Designer de material promocional para uma empresa ou instituição.
E aí deu para ter uma noção com essas áreas funcionam? Não acabei por aqui, nas próximas semanas vou compartilhar com vocês de Design para web, Design editorial, design gráfico ambiental, publicidade e design de informação e visualização de dados.
Então fiquem ligadinhos para não perder nenhuma das próximas áreas.
Imagens oferecidas pela Shutterstock: Grupo de designers, Ilustração digital e Criativo.