Artigo

Conceitos básicos de design gráfico: Fundamentos

Fundamentos do design

Os fundamentos do design estão presentes não só na mídia visual que está em um site ou uma ilustração estão presentes também no nosso cotidiano e uma vez que você conseguir absorver os conceitos e começar a colocar em prática nas suas criações vai perceber a importância deles.

Falaremos sobre os conceitos básicos do design começando pelos fundamentos, dividindo em outros artigos para que não fique um conteúdo muito extenso e massante, então não deixe de conferir os demais conteúdos para começar a criar trabalhos incríveis.

Linha

A linha é uma forma que pode ou não conectar dois pontos ou mais, ela pode variar de espessura, ser irregular arredondada ou pontiaguda.

No design ela está presente não só em elementos, mas também em ilustrações e texturas, sozinha elas não conseguem causar grande impacto, porém quando combinadas a mais elementos conseguem ficar em perfeita harmonia.

Forma

Podemos entender forma como uma área bidimensional que contenha um limite, por exemplo, triângulos quadrados e círculos.

Categorias

Formas Geométricas: São aquelas já citadas no parágrafo acima como círculos, triângulos, quadrado e retângulo.

Formas orgânicas: Possuem um formato mais livre como uma mancha de tinta ou um coração.

Publicidade

No design elas nos auxiliam a todo momento seja para criar ilustrações básicas as mais avançadas.

Separamos esse artigo que fala sobre o significado das formas e o que elas transmitem, o que pode ajudar no momento em que estiver criando uma identidade visual.

Objeto

Como podemos diferenciar uma forma de um objeto? A resposta é mais simples! O objeto sempre terá uma forma 3D, diferente da forma que é apenas bidimensional.

No design podemos representá-la usando profundidade, sombras e outras formas, elas conseguem dar um ar mais real a arte como o efeito de uma bola pingando ou dando mostrando a profundidade de uma casa.

Textura

É uma característica física que consegue nos transmitir uma impressão mais realista como de algo que conhecemos na realidade, ela também pode ser bidimensional ou 3D.

No design ela tende a transmitir aparências como brilhante, macio, áspero e assim por diante, por exemplo quando usamos a textura de uma folha de papel em uma forma bidimensional de folha de caderno ele fica mais bem visto aos olhos, caso contrário seria apenas uma forma sem personalidade.

Equilíbrio

Ter um bom equilíbrio é saber distribuir bem o peso dos elementos, podemos englobar imagens, formas, objetos, texto, até mesmo o espaço em branco quem tem sua importância tanto quanto qualquer outro elemento.

Quando se está começando a estudar e criar alguma arte pode ser um pouco mais complexo acertar logo de primeira o equilíbrio, então é interessante olhar exemplos e tentar replicá-los para aperfeiçoar todos os conceitos básicos que falamos.

Regra dos terços

Algo que pode te ajudar imensamente é aplicar a regra dos terços, ela consiste em dividir a área em que se está trabalhando em uma grade 3×3 para organizar melhor seu trabalho e conseguir deixar em foco o que tem maior importância ou até mesmo direcionar o olhar do leitor na direção que gostaria, combinando os elementos anteriores.

Para começar a treinar como usar a regra dos terços, separei esse artigo para entender como usar as grades a seu favor e ressaltar os pontos que são importantes.

Concluímos os fundamentos aqui!

Nós entendemos para que cada coisa serve, e que tudo tem sua importância até mesmo o espaço em branco, que não é simplesmente um espaço vazio, e sim para dar um equilíbrio aos demais itens e separar o que tem ou não conexão.

Em seguida veremos layout e composição, dando então continuidade aos conceitos básicos do design gráfico. Sinta-se a vontade para transcrever ou utilizar à maneira como está.

Lembre-se que para aprimorar a técnica é necessário praticar, caso você esteja iniciando na área pode levar um pouco mais de tempo até não precisar ficar revendo, quais são os conceitos para não errar, então mão na massa.

Publicidade

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin