O uso correto das cores é um diferencial importantíssimo para o sucesso, algumas das técnicas mais utilizadas você aprenderá aqui!
seja na publicidade ou fora dela, as cores tem os seus sentidos culturais e psicológicos cada uma tem sua função impendente do lugar de aplicação.
Neste artigo listo tudo o que você precisa saber para utilizar as cores corretamente nos seus trabalhos e ter resultados melhores e efetivos.
Antes de ir para o modo avançado do uso das cores quero que você veja este vídeo que produzi onde eu ensino o significado das cores mais importantes e mais utilizadas na publicidade, espero que seja útil e te sirva de guia nas suas decisões de utilização das cores, espero que goste!
Combinação das cores
Para que você tenha referência rápida, criei este infográfico com um circulo cromático dividindo os tipos de cores, divisões de cores e como combinar cores, fique a vontade para utilizar este infográfico como desejar, não se esqueça de dar referência a nós.
Com este infográfico de cores como referência você terá muita facilidade em combiná-las para seus projetos e utilizar as cores corretas, o máximo de cores que você pode utilizar em um projeto é de 4 cores, ou seja, duas cores neutras e duas cores principais que darão a identidade de seu negócio, como no infográfico acima, é bem simples para combinar as cores, é só girar as setas que você terá uma combinação perfeita, seja cores quentes, frias, primárias, secundárias ou terciárias.
Para te ajudar ainda mais, segue mais um vídeo que fiz ensinando o uso correto das cores, como criar paletas e dicas de como utilizar esta tabela cromática acima, espero que goste!
Combinando cores e criando paletas perfeitas para seus trabalhos
Links dos sites que te auxiliarão e que foram citados no vídeo:
Cores e aplicações
Para finalizar, outro ponto importante nas cores é a utilização dela em diferentes tipos de mídias, ex.: Trabalhos impressos e online.
Você terá que se atentar no formato de utilização, muitas vezes as cores que você vê em seu monitor não são as mesmas quando imprimir, então existem formatos corretos de cores para você utilizar, exemplo:
Cores para visualização em monitores, TV, celulares: RGB;
Cores que serão utilizadas em impressão: CMYK e tabela Pantone.
Recapitulando
Para facilitar segue um resumo básico do significado das cores com seus significados culturais e psicológicos.
Quentes
Vermelho: Paixão, emoção, amor, alerta, agressividade, força, te deixa em estado de alerta, vitória, prazer, atenção e perigo.
Laranja: Joviedade, mudança, inovação, atenção, coragem e otimismo.
Amarelo: Ouro, riqueza, recompensa, faz salivar, credibilidade, lucro, transparência, luz, energia e alegria.
Rosa: Delicadeza, romantismo, beleza, ingenuidade, pureza, inocência e feminilidade.
Frias
Azul: Poder, credibilidade, higiene, tecnologia, tranqüilidade, aprendizado, acalma, produtividade, sucesso, intelecto e paz de espírito.
Verde: Sorte, natureza, conforto, acalma, esperança, crescimento, fertilidade, saúde, saudável, também pode ser utilizada ao contrário para veneno, coisas estranhas e renovação.
Marrom: Responsabilidade, vigor, luxo, sabedoria, conservadorismo, superioridade.
Roxo: Riqueza, mistério, misticismo, criatividade, luxo, calma, sensatez, requinte, magia, nobreza e espiritualidade.
Complementares e neutras
Preto: Luxo, mistério, luto, introspecção, sofisticação, obscuro, maldade, curiosidade, distinção e nobreza.
Branco: Pureza, paz, harmonia, calma, melhora o pensamento lógico, sinceridade e simplicidade.
Cinza: Neutralidade, combina com todas, monotonia, desânimo, sem energia, sombrio e tristeza.
Infográfico completo
Agora é com você! Espero que tenha gostado!
Em alguns lugares este tipo de informação é vendido, afinal são técnicas valiosas!
Por questão disso, compartilhe sua opinião e nossos comentários, espero que tenha gostado e não se esqueça de compartilhar esta matéria com seus amigos!
Imagens oferecidas pela ShutterStock.