Naming: 10 origens de nomes de empresas famosas

22/11/12     Artigo dicas Geek Inspiração naming

Origens de 10 nomes de grandes marcas da tecnologia

Já parou para pensar em como surgiram os nomes das empresas de tecnologia com as quais interagimos no dia a dia? Como foi escolhido o nome da Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras? 

Essa foi uma grande matéria que o site Olhar Digital fez para nos mostrar como foi criado o nome de algumas das marcas mais famosas que existem. Eu me interessei bastante nesta matéria porque ela além de matar a nossa curiosidade ela também mostra um básico de como é a prática do Naming, que hoje em dia muitas agências de Branding adotam apesar que este mercado é novo no Brasil.

Confiram o post abaixo.

Google

O nome, criado por Larry Page e Sergey Brin, remete à palavra “gogol” – termo matemático que representa o número um seguido de cem dígitos zeros. Segundo o próprio Google, o nome “reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web”.

IBM

A explicação é bem simples. Trata-se de uma sigla para “International Business Machines” (Máquinas de Negócios Internacionais, em tradução livre). Mas uma história interessante que envolve o nome da empresa está relacionada a Holywood. No filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” há o computador HAL 9000, cujas iniciais são antecessoras de “I”,”B” e “M”. Apesar dos rumores, nunca foi confirmado se o nome do computador faz ou não uma referência à marca.

Yahoo!

Diferente do que a maioria pensa, Yahoo! não é uma referência àquela expressão de alegria ou de algo que alguém grita quando pula de Bungee Jumping. Na verdade é uma sigla para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (apenas outro oráculo informal e hierárquico, em tradução livre).

Toshiba

Em 1939, as empresas japonesas Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho se fundiam para criar a Tokyo Shibaura Denki. Não demorou muito para que ela fosse apelidada de Toshiba – o nome que carrega há mais de sete décadas.

Samsung

Em coreano, Samsung significa “três estrelas”. O curioso é que, no início, a empresa não trabalhava com tecnologia. Ela vendia peixes secos, legumes e frutas coreanas para a exportação.

Publicidade

Publicidade

Veja o restante da matéria com os outros fabricantes como Microsoft, Apple,Nintendo e HP  aqui no Olhar Digital. 

PORVictor Brito

Diretor de criação amante da área de Branding, fundador do blog Bons Tutoriais onde compartilha suas experiências com artigos sobre Design Gráfico, Web Design e outras coisas mais. Você pode encontrá-lo postando no Publicinove ou em sua agência - Criativito Comunicação.
+ posts

Publicidade

Publicidade

Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

Publique um comentário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma pessoa comentou

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress