Já parou para pensar em como surgiram os nomes das empresas de tecnologia com as quais interagimos no dia a dia? Como foi escolhido o nome da Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras?
Essa foi uma grande matéria que o site Olhar Digital fez para nos mostrar como foi criado o nome de algumas das marcas mais famosas que existem. Eu me interessei bastante nesta matéria porque ela além de matar a nossa curiosidade ela também mostra um básico de como é a prática do Naming, que hoje em dia muitas agências de Branding adotam apesar que este mercado é novo no Brasil.
Confiram o post abaixo.
O nome, criado por Larry Page e Sergey Brin, remete à palavra “gogol” – termo matemático que representa o número um seguido de cem dígitos zeros. Segundo o próprio Google, o nome “reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web”.
IBM
A explicação é bem simples. Trata-se de uma sigla para “International Business Machines” (Máquinas de Negócios Internacionais, em tradução livre). Mas uma história interessante que envolve o nome da empresa está relacionada a Holywood. No filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” há o computador HAL 9000, cujas iniciais são antecessoras de “I”,”B” e “M”. Apesar dos rumores, nunca foi confirmado se o nome do computador faz ou não uma referência à marca.
Yahoo!
Diferente do que a maioria pensa, Yahoo! não é uma referência àquela expressão de alegria ou de algo que alguém grita quando pula de Bungee Jumping. Na verdade é uma sigla para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (apenas outro oráculo informal e hierárquico, em tradução livre).
Toshiba
Em 1939, as empresas japonesas Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho se fundiam para criar a Tokyo Shibaura Denki. Não demorou muito para que ela fosse apelidada de Toshiba – o nome que carrega há mais de sete décadas.
Samsung
Em coreano, Samsung significa “três estrelas”. O curioso é que, no início, a empresa não trabalhava com tecnologia. Ela vendia peixes secos, legumes e frutas coreanas para a exportação.
Veja o restante da matéria com os outros fabricantes como Microsoft, Apple,Nintendo e HP aqui no Olhar Digital.