Artigo Geek Inspiração naming

Naming: 10 origens de nomes de empresas famosas

Origens de 10 nomes de grandes marcas da tecnologia

Já parou para pensar em como surgiram os nomes das empresas de tecnologia com as quais interagimos no dia a dia? Como foi escolhido o nome da Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras? 

Essa foi uma grande matéria que o site Olhar Digital fez para nos mostrar como foi criado o nome de algumas das marcas mais famosas que existem. Eu me interessei bastante nesta matéria porque ela além de matar a nossa curiosidade ela também mostra um básico de como é a prática do Naming, que hoje em dia muitas agências de Branding adotam apesar que este mercado é novo no Brasil.

Confiram o post abaixo.

Google

O nome, criado por Larry Page e Sergey Brin, remete à palavra “gogol” – termo matemático que representa o número um seguido de cem dígitos zeros. Segundo o próprio Google, o nome “reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web”.

IBM

A explicação é bem simples. Trata-se de uma sigla para “International Business Machines” (Máquinas de Negócios Internacionais, em tradução livre). Mas uma história interessante que envolve o nome da empresa está relacionada a Holywood. No filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” há o computador HAL 9000, cujas iniciais são antecessoras de “I”,”B” e “M”. Apesar dos rumores, nunca foi confirmado se o nome do computador faz ou não uma referência à marca.

Yahoo!

Diferente do que a maioria pensa, Yahoo! não é uma referência àquela expressão de alegria ou de algo que alguém grita quando pula de Bungee Jumping. Na verdade é uma sigla para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (apenas outro oráculo informal e hierárquico, em tradução livre).

Toshiba

Em 1939, as empresas japonesas Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho se fundiam para criar a Tokyo Shibaura Denki. Não demorou muito para que ela fosse apelidada de Toshiba – o nome que carrega há mais de sete décadas.

Publicidade

Samsung

Em coreano, Samsung significa “três estrelas”. O curioso é que, no início, a empresa não trabalhava com tecnologia. Ela vendia peixes secos, legumes e frutas coreanas para a exportação.

Veja o restante da matéria com os outros fabricantes como Microsoft, Apple,Nintendo e HP  aqui no Olhar Digital. 

Publicidade

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin