Photoshop e Illustrator, quais sãos suas diferenças? Tires suas dúvidas.

18/08/14     Artigo dicas

Aparentemente os dois programas parecem muito iguais, afinal, praticamente tudo o que você pode fazer em um você pode fazer no outro e sem problemas, mas o que difere um do outro?

Por questões de branding a interface de todas as ferramentas da Adobe são muito similares umas com as outras, tudo isso para facilitar a compreensão de quem já utiliza e assim aprender com mais facilidade, até ai tudo bem, porém dentre estes programas existem 2 que muitas pessoas pensam que são a mesma coisa seria o Photoshop e o Illustrator.

Eu trabalho já a um bom tempo com estas ferramentas, e quanto mais o tempo passava mais eu me especializava nelas, e uma coisa que aprendi é que praticamente tudo que eu conseguia fazer com o Illustrator eu conseguiria fazer no Photoshop.

Pelo menos na minha área de web design nunca tive problemas com eles, sempre trabalhei com eles em conjunto, a diferença existe entre eles e vou mostrar para você agora!

A diferença mais evidente entre um e o outro é que um trabalha com vetores (Illustrator) e o outro com Matriz (Photoshop), veja como funciona cada funcionalidade:

Vetor (Illustrator)

Quando você cria uma arte no Illustrator ela pode aumentar e diminuir de tamanho sem perder a qualidade, ex: Você pode criar um banner para a web de 728×90 pixels aparentemente ele é pequeno, porém seu banner é vetorizado você pode aumentar este banner para ser impresso em uma lona de mais de 10 metros e por ai vai! Basicamente esta é a principal funcionalidade do Illustrator.

Matriz (Photoshop)

Diferente do Illustrator uma arte feita em matriz não pode alterar o seu tamanho, usando novamente a situação hipotética descrita anteriormente, se caso o banner fosse feito no Photoshop ele não poderia ficar maior, porque não, ele perderia a qualidade. Simples!

Podemos fazer as mesmas coisas com os dois?

Sim, porém cada um tem suas finalidades, basicamente Photoshop por si só é direcionado para criar, editar e tratar imagens, já o Illustrator é melhor utilizar para criar artes para impressão e elementos que sempre precisarão de diminuir e aumentar constantemente como um logotipo.

Para facilitar sua compreensão fiz uma tabela com tipos de serviços mais comuns e qual a ferramenta seria a melhor para você produzir.

saiba aqui quais as diferenças entre o photoshop e illustrator

Como você pode ver, de uma para o outro as diferenças são poucas, podemos sim fazer tudo só com um deles, mas para facilitar sua vida e ganhar tempo é melhor fazer com a ferramenta apropriada.



Novidades do BT por email

Coloque abaixo eu email para receber em primeira mão todas as novas matérias do BT, de tutoriais, cursos e inspirações!

Comente aqui

Publique um comentário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. Muito bom, gostei do tópico.

  2. Tenho de discordar. Tudo o que se faz no Illustrator é possivel fazer, com maior ou menor dificuldade no Photoshop. Não tem disso, um faz e ooutro não. Agora, podemos dizer que o Illustrator NÃO TRATA IMAGEM. Isso sim, é verdade, pois trat-se de um software de criação de imagem vectorial. Quanto ao photoshop, basta isntalar o filtro ou o plug-in adequado e tudo é possivel fazer neste software.

    • Resumindo no post acima… se quiser fazer vector usa Illustrator caso não use photoshop, vai depender da finalidade do projeto. Se é possível fazer quase as mesmas coisa no Illustrator e photoshop, agora o dilema poderia ser resolvido da seguinte forma, poderia abordar dois critérios, o primeiro seria sua finalidade se vai usar desenvolver o projeto para um tamanho X ou para diferentes tamanhos, e depois vem o segundo critério tenho mais habilidade em qual programa. Cumprindo o esses critérios se consegue chegar na escolha do programa para executar o projeto.

    • Quando começa a trabalhar com Identidade Visual a coisa aperta.
      Eu trabalho com Photoshop a bastante tempo, mas quando se fala de criação de Impresso a coisa complica um pouco no Photoshop.

      Além da comunicação com as gráficas, ai a coisa aperta e muito! Então o Illustrator entra em ação.

      Não estou dizendo que não dá para fazer, mas o trabalho dobra, e para que ter muito trabalho se procuramos diminuir o nosso tempo e dedicar com a criatividade.

compartilhe
compartilhar no Facebook compartilhar no Twitter compartilhar no Linkedin compartilhar no Pintrest compartilhar no WhatzApp compartilhar no Skype compartilhar no pocket
Sobre o BT

Tudo começou com uma simples ajuda, um colega de trabalho estava tentando criar o seu álbum de fotos digital com uma música de fundo para poder dar de presente em seu casamento, até ai não tem nada ver com Bons Tutoriais, mas vamos chegar lá... Veja mais.

Patrocínio
Desenvolvimento de identidades visuais e estratégias de marketing digital
Recomendamos
AE Dicas Comunique 9 Minuto Design Mkt News Pixel Coffee Publicinove Revelando Ideias Sala7Design Tutorial Web Design
Criar um site

© Bons Tutoriais | Desde 2008 - Direitos reservados. ❤ Design | Ps+Ai+In | PHP+HTML+CSS | WordPress