Com o objetivo de auxiliar os profissionais a montar uma apresentação de sucesso de maneira rápida e objetiva, a SOAP – empresa de comunicação especializada em consultoria para apresentações corporativas, disponibilizou um novo e-book com 11 passos rápidos e eficazes para criar conteúdo de apresentações.
“Achamos que as pessoas podem utilizar esse material com um verdadeiro “check-list” para que economizem tempo e tenham sucesso em suas negociações”, explica Eduardo Adas, um dos sócios da SOAP.
Com vasta experiência no mercado de apresentações, os especialistas Eduardo Adas e Rogerio Chequer, também ministram workshops e palestras que orientam como fazer apresentações em momentos decisivos – desde a concepção da ideia até a definição do apoio visual. Os workshops têm a proposta de ajudar profissionais a se comunicarem melhor, construir relações, de forma a garantir o sucesso de uma negociação agregando maior valor à empresa.
Confira abaixo algumas dicas para montar uma apresentação rápida e eficaz. Para acessar o guia completo, passo-a-passo, clique aqui
1. Questione-se
Fazer perguntas sobre o real objetivo da apresentação, o perfil da audiência, pontos principais que pretende deixar na memória da audiência e outras perguntas, são imprescindíveis para fazer o diagnóstico e definir os rumos de uma boa apresentação, explica Rogério Chequer, sócio da SOAP.
2. Pense no como
Use linguagem direta e objetiva, metáforas que tenham algum tipo de relação com o tema. Além disso, segundo Eduardo Adas, utilizar humor, suspense, drama e fazer questionamentos, auxilia na construção e sucesso de uma apresentação.
3. Contextualize
Crie uma conexão emocional com a audiência. Para isso, ambiente sua história e traga à tona dificuldades ou problemas enfrentados pela audiência, dentro do tema a ser explorado na apresentação. Caso o público se familiarize com o problema ou contexto apresentado, ficará até o final para saber a conclusão. “Esse é o momento em que você ganha ou perde a audiência, portanto, é preciso prestar atenção”, explica Eduardo Adas.
4. Confirme as informações
Este é o momento no qual você deve sustentar tudo o que colocou no primeiro ato e envolver a audiência. “Explique o porquê, mostre dados que confirmem a veracidade da informação, exponha conflitos, os prós e contras”, ensina Rogerio Chequer.
5. Apresente as soluções
Esse é o clímax de sua história, portanto, mostre como você poderá ajudar na solução dos problemas. “Desta forma, você não terá necessidade de falar quem você é e nem o que faz, pois a audiência deduzirá automaticamente os seus diferenciais e benefícios”, pontua Rogerio Chequer.
6. Ajuste o discurso
Para que a apresentação fique mais dinâmica, pense em ganchos que ajudarão a lembrar o próximo slide.
7. Treine
O ideal é que o apresentador monte sua apresentação para que fique familiarizado com o conteúdo e formato. É necessário entender o fluxo e decorar os links para que, no momento da apresentação, tudo saia de forma natural. “Treinar muito, esse é o segredo. De nada adianta uma boa construção de conteúdo se, ao final, ela não for estudada pelo apresentador”, conclui Rogerio Chequer.
Sobre a Soap
Fundada em 2003, a SOAP – State Of the Art Presentations (Apresentações no Estado da Arte) (www.soap.com.br) desenvolveu o mercado e é a maior empresa brasileira de apresentações. Com clientes como Avon, Itaú Unibanco e Microsoft, a SOAP criou mecanismos para auxiliar executivos em momentos de decisões, e sua metodologia de quase 10 anos já está presente em 9 países. Em 2011, a Soap lançou o livro “Super Apresentações – Como vender ideias e conquistar audiências” (http://www.soap.com.br/livro), um dos mais vendidos na categoria Negócios.