Hoje vamos falar de um dos livros mais rico em informações e referências na parte de tipografia que rebemos recentemente, o livro: Pensar com tipos de Ellen Lupton. A tipografia desde seu início mantém uma forma de transparecer personalidade de forma única, através dela fica muito mais fácil a relação entre consumidor e marca.
Não somente na parte de Branding mas, principalmente na linha editorial, uma tipografia bem escolhida e estudada para tal situação fará toda a diferença na hora da leitura. Toda esta função da tipografia é explicada de forma clara no livro de nosso review de hoje.
O livro em sua totalidade tem uma linguagem facílima de acompanhar do início ao fim, com uma abordagem técnica explicada de forma simplificada e com referências únicas (que no meu caso adorei).
As referências históricas dadas no livro nos ajudam a entender a fundo a principal função e o porque da disposição, forma, contraste, espaçamento das letras e outros que são utilizados nos livros. Tem referências de aplicações em artes gráficas desde o início da nossa era, mostrando a evolução da tipologia.
O livro vai muito além do compartilhamento de referências, o objetivo principal é ensinar como utilizar a tipografia de forma correta, o conteúdo é rico em exemplos práticos / visuais que nos levam a digerir todo o livro facilmente, a parte técnica aborda a aplicação da tipografia desde o editorial até o digital (falando em digital veja também esta review de outro livro da autora).
Recomendamos que este esteja em sua prateleira para ler e utilizar como referência sempre. Aposto que você conseguirá tirar todas as suas dúvidas quanto a aplicações, hora certa de utilizar tal modo de fonte, espaçamento, qual fonte usar em determinado projeto, tamanhos, alinhamentos e muito mais!
Veja mais detalhes ou adquira este livro no site da GG Brasil, veja aqui.