Essa é a pergunta aterradora que todo Designer quer saber, afinal o que é Naming? O que é este novo tipo de projeto que esta surgindo no brasil? Tire suas dúvidas aqui.
Hoje em dia como vivemos em um mercado que a cada dia ele fica mais competitivo e maior, com isso ficamos com muita dificuldade de criar um nome robusto e que representa fielmente a uma determinada empresa ou até um produto, a partir disto as empresas vêem recorrendo a agências para criarem nomes e dai então foi criado o termo Naming.
Atualmente aqui no Brasil esse termo é novo e como nós temos que estar atentos as novidades eu estou mostrando aqui para vocês basicamente como funciona o processo de Naming, ou seja, criação do nome de uma empresa.
Abaixo listei 7 passos básicos para você criar um o nome de uma empresa seguindo a nova metodologia de Naming.
1. Recolha informações da empresa
Crie um questionário padrão para o seu cliente perguntando tudo sobre a empresa como história, valores, produto que vende, objetivos, tempo de empresa, principais clientes, localização, publico alvo e etc.
2. Brainstorming
Liste todos os nomes de todas as concorrentes de seu cliente para o fim de não criarmos um nome repetido além destes nomes coloque na mesa também todos os nomes que você criou e faça um filtro dos nomes que mais tem relacionamento com o as informações que você recolheu no questionário.
3. Avaliação oral
Faça uma pequena avaliação Oral dos nomes que você criou ex.: Veja se a pronúncia dele seja fácil de acordo com o publico alvo, dependendo da região as pessoas tem sotaque diferentes e outros tipos de dialetos, verifique esta parte com cuidado para que não cause futuros problemas de pronunciação.
4. Disponibilidade
Verifique em vários mecanismos de busca se este nome não existe, ex.: Google, Bing, Registro.br.
5. Filtragem
Depois da avaliação das palavras faça mais um filtro retirando as que já existiram.
6. Ultima avaliação
Com todas as palavras que foram escolhidas (Tenho certeza que serão poucas), faça uma ultima avaliação que é procurar no INPI (http://www.inpi.gov.br/portal/) é neste site que você poderá ver se estes nomes que você escolheu já esta patenteado.
7. Decisão do nome.
Por ultimo reúna os nomes que ficaram disponíveis no INPI e se reúna com seu cliente e vá para a última parte do processo de Naming que é a decisão do nome da empresa.
Pessoal o que mostrei para vocês foi uma breve descrição do que é Naming e para que serve e também um pouco do processo para a criação do nome, apesar de ser o básico, é essencial estes passos para vocês criarem um processo de Naming efetivo e com um bom resultado.
Antes de sair fique conectado conosco através das redes sociais abaixo ou RSS.
Agora é sua vez, até a próxima!