Design Gráfico freelancer

O que é um briefing e como criar um para o design de logo e identidade visual

Como criar um briefing para criação de uma identidae visual

Criar um briefing para o projeto de identidade visual é um dos passos primordiais para o sucesso e bom desenvolvimeto do serviço, é a formação de uma pesquisa completa da empresa e essa pesquisa é comumente chamada de Briefing, vamos a mais detalhes.

O que significa Briefing?

Briefing primeiramente vem da palavra originária em inglês, que quer dizer “instruções”, portanto, o que você terá em mãos seria um documento completo com basicamente todos os caminhos e instruções para que você possa concluir o projeto de forma completa.

Estas informações são variantes e destinadas a cada tipo de serviço, para o design de um banner é uma, para uma identidade visual ou site é outra, mas sua função principal é sempre deixar mais claro o melhor caminho a seguir.

Vamos criar um briefing de logo e identidade visual!

Explicarei mais sobre como criar um briefing, mais precisamente para um projeto de criação de logo é identidade visual, a ideia é que você entenda profundamente como utilizar o briefing.

Porque ao fazer uma pesquisa bem feita logo no início do projeto, você colherá resultados positivos e assim também contribuirá para menos revisões e mais próximo ao que o cliente deseja.

Além de sua habilidade técnica e experiência, uma pesquisa / briefing bem feito é garantia de sucesso para qualquer projeto.

Os 3 pilares importantes da criação de um briefing

Entender

Basicamente tudo o que tem em relação a aquela empresa, digo tudo em relação técnica, vamos dizer assim:

Os seus serviços, o seu segmento, como que ela trabalha, o que que ela entrega, o que ela não entrega, a quanto tempo ela está no mercado, quais são os seus diferenciais, como que é a atuação dela. Então tudo isso você vai reunir dentro do briefing e você vai entender como que a roda gira.

Conectar-se

Com o briefing concluído, além de você estar habilitado de como que a empresa funciona na parte técnica e estrutural, você também ficará muito mais conectado aos valores da marca e o que ela quer propor, a partir disso que você vai conseguir expressar todos esses valores e conceitos de forma visual.

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Caminho a seguir

Depois de ter entendido e ter se conectado, agora você vai para o passo final que é onde você terá um “Norte” uma “Direção”, um caminho mais concreto e tangível daquilo que você pode expressar através de seu trabalho e no design do logo e identidade visual.

Como criar o briefing

Para o desenvolvimento não tem muito segredo, o ideal é que você faça perguntas que fiquem mais esclarecedor para o seu projeto, você terá oportunidade de tirar dúvidas sobre quais os melhores temas a escolher, qual o melhor caminho e as melhores formas de trabalho.

Grande parte dos briefings são personalizados e criados de acordo com suas necessidades, à medida que você ganha experiência as perguntas podem aumentar ou serem de outra forma.

Depois de criado é só você compartilhar com seu cliente, eu particularmente recomendo desta forma:

Briefing por formulário online

Diferente dos meios tradicionais como email ou documento do Word, você pode cria-lo um pouco mais aprimorado através de um formulário de contato web.

Hoje como estamos muito mais conectados ao meio digital, responder um formulário diretamente na página do seu navegador é muito mais fácil e conveniente do que abrir um documento salvar e mandar de volta por e-mail.

Você pode criar o formulário no Google Forms ou um formulário já incorporado em seu site, esta última fica muito mais atrelada a sua marca, pois o cliente responderá em seu ambiente, além disso você terá controle das respostas e formulário mais precisamente.

E o que colocar em um briefing de logo e identidade visual?

Como falei anteriormente ele é muito pessoal, porém compartilho com vocês as perguntas principais e que sempre constam em um briefing deste trabalho de criação.

Estas servirão como um ponto de partida para a criação do seu, fique livre para utilizar ou aprimorá-lo, somente um detalhe, neste não inclui perguntas como “Qual a verba destinada para este projeto? Qaul o prazo esperado?”, o ideal é você “brifar” logo após o cliente aceitar em trabalhar com você. Aas perguntas seguem abaixo e com uma breve descrição:

  • Conte resumidamente a história da empresa?
  • Qual é o produto / serviço principal oferecido? Liste do mais solicitado ao menos solicitado.
    • Obs.: Dependendo do tipo de serviço e produto o símbolo pode ser a partir dele.
  • Quais são os concorrentes diretos de seu segmento? Cite até 5
    • Obs.: Avalie todos os concorrentes e perceba como eles atuam em suas identidades visuais, aproveite para ver mais sobre em empresas do exterior.
  • Conte sobre o público que adquire seus produtos / serviços por ex.: localidade, sexo, faixa etária, Empresa ou Pessoas?
  • Quais adjetivos abaixo mais combinam com sua empresa?
    • Extrovertida ou Séria;
    • Tradicional ou Futurista;
    • Sofisticada ou Rústica;
    • Elegante ou simples;
    • Popular ou impopular;
    • Formal ou coloquial;
    • Digital ou analógica;
    • Ousada ou modesta;
    • Discreta ou chamativa;
    • Leve ou pesada;
    • Delicada ou forte;
    • Dinâmica ou estática;
    • Obs.: Esta é ótima para você aplicar estes sentidos no símbolo e tipografia, por ex. Leve (Símbolo com traços mais finos, tipografia light e tons de cores menos vibrantes)
  • Coloque aqui o nome exato de sua marca, terá algum slogan? Se sim inclua.
    • Dica: Por mais que o cliente coloque o slogan, crie uma versão sem slogan também.
  • O nome da empresa tem qual significado? Por que este nome foi escolhido?
    • Obs.: Em alguns casos rebuscar no símbolo significados históricos trás muito valor para a marca.
  • Tem em mente algum adereço de referência que gostaria que fizesse parte do logo de sua empresa?
  • Tem algum adereço de que não gostaria? (Por ex. é muito comum na minha área e concorrentes usarem um microscópio como símbolo, então microscópio é fora de questão)
    • Obs.: Aqui você já elimina tempo de criação e caminhos.
  • Tem preferência de cores? Se sim quais?
  • O seu logo já passou por modificações? Se sim poderia anexar os logos ou identidades visuais antigas? (esta é para clientes que já tenham logo)
  • Qual o principal objetivo da criação de identidade visual?
    • Renovação do logo atual
    • Mudar a identidade visual por completo
  • Comentários adicionais
    • Obs.: Último campo para que o cliente fique a vontade caso queira comentar mais sobre o projeto.

Concluímos por aqui

Fique à vontade para copiar, aprimorar ou utilizar da forma como está. Todo questionário é base de uma reunião de toda a minha experiência nesta área e que me ajudou muito no desenvolvimento de todos os serviços de design gráfico que venho desenvolvendo até então.

Agora que você já reuniu todas as informações é só botar a mão na massa, aproveite e veja esta matéria de Criação de logos do zero.

Na matéria explico de forma técnica como criar logos e identidade visuais, conceitos e aplicações no geral.

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