Para um publicitário inteligente, não é preciso dizer que a internet é um ótimo terreno para usar e abusar quando se trata de campanhas de marketing.
Afinal, só na internet mesmo, esta terra de ninguém, é que qualquer coisa pode virar meme. Tirar proveito disso com certeza é uma opção a se considerar, abusar, aproveitar, e claro – com todo o cuidado do mundo pra não cometer gafes. Porque senão, até chances de boicote à empresa são possíveis.
Recebendo sempre um feedback quase automático, mais e mais empresas apostam em publicidade nas redes sociais, seja de forma engraçada (a maioria), algumas com vídeos virais, ou simplesmente usando o método mais comum – que seriam os sorteios de produtos para quem responder pergunta X ”de forma mais criativa”. Não estou reclamando desta ultima, só acho que não é mais criativo responder alguma pergunta para ganhar tal produto, com uma resposta criativa. Que tal mudar a jogada?
Pois é, muitas empresas sacaram que essa jogada estava tão batida que decidiram ir além, acabando por criar campanhas um tanto quanto inusitadas que merecem a retirada do nosso chapéu (mesmo que invisível).
Uma dessas campanhas de marketing que seguiu uma ”linha de funcionamento” ideal para os dias de hoje – atingindo a todos os públicos, foi de ninguém mais e ninguém menos que a Coca Cola (Olá, Coca Cola, nos encontramos novamente).
Eles começaram a campanha nas ruas, para logo em seguida ir para TV, e consequentemente parar na internet (virando hit de tantos acessos). Na época de estreia do filme 007 – Operação Skyfall, alguns compradores foram sortudos e tiveram a chance de ao chegar na máquina para comprar uma Coca Cola responder a pergunta ”Você quer ingressos para a estreia de 007 Operação Skyfall?” logicamente eles apertavam que sim, então aparecia o pequeno aviso ”você tem 70 segundos para chegar ao vagão tal”. O sensacional da jogada é que 70% das pessoas na estação de trem eram figurantes contratados pela Coca Cola. Então até direito à música tema do 007 em meio a correria (porque claro, colocaram obstáculos para não ser uma tarefa tão simples assim) esses marmanjos tiveram. Foi uma estratégia tão boa de marketing que ninguém sequer questiona se foi armado ou não, de tão bem produzido e de tão genial que a ideia foi. ”Liberte o 007 em você”, uma ideia que atingiu o publico das ruas, o publico da TV, e o publico da internet. Pronto, missão cumprida. Caso não conheça o vídeo, veja abaixo.
The invite – Heineken
Outra jogada excelente de marketing, foi da marca de cerveja Heineken. Em 2011 a Heineken surgiu com uma propaganda simplesmente mostrando uma possibilidade, um conceito de como as coisas poderiam ser algum dia. Usando diretamente as pessoas que possuem uma conta no Facebook como público alvo, a Heineken propôs o seguinte: Um abridor de garrafas com um sensor ligado ao Facebook. Se você abrisse uma garrafa de cerveja, automaticamente apareceria em seu Facebook, para em seguida criar um evento. As pessoas com mais convidados confirmando presença na festa, ganhariam um lote de Heineken para colocar a festa em prática. Genial, né? Imagina se isso fosse possível? Confira abaixo.
Há tantas formas não batidas de promover um produto que não entendo como certas marcas se fixam em ideias que já viraram pedra. É hora de inovar! A geração Y pede, na verdade, exige uma forma de abordagem diferente. Quanto mais diferente, quanto mais criativo, mais atenções serão voltadas ao produto, e mais compartilhamentos vão acontecer em redes sociais. Então a melhor estratégia de publicidade em redes sociais é inovar, simples assim.