Logos

4 dicas básicas de como fazer logotipo para a sua primeira empresa

Dicas de como fazer logotipo para uma empresa que está começando agora

Ter um logotipo pode ser um dos primeiros passos quando pensamos na criação de uma marca ou identidade visual para alguma empresa.

É a partir dele que a marca ou empresa ganhará um “rosto”, uma imagem que irá auxiliá-la a se distinguir dos concorrentes e se conectar com o público.

Claro que é muito importante que esse logotipo parta de uma estratégia muito bem elaborada, de preferência criada por profissionais, designers, que possam dar toda a assistência necessária para que o projeto fique bem alinhado.

Mas nós sabemos que no começo, muitas pessoas não possuem o investimento necessário para isso e tentam arriscar e fazer sozinhos o seu próprio logotipo.

Dessa forma, trouxemos nesse artigo 4 dicas básicas que irão te auxiliar a saber por onde começar, no que pensar para criar um logotipo bem alinhado com o negócio e que caminho percorrer.

Vamos lá?

1# É importante conhecer muito bem a história da empresa

Para criar um logotipo alinhado ao negócio que está iniciando no mercado, é muito importante ter em mente que precisamos conhecer e entender bem do que se trata essa empresa, sua história, como está começando, de onde surgiu, qual foi a ideia central, enfim, conhecer o coração da empresa.

As pessoas em geral gostam de ouvir histórias, e gostam ainda mais quando ela é muito bem contata, e o logotipo de uma empresa pode transmitir essa história.

Então entre de cabeça na história desse novo negócio, e se for algo muito simples, que nem ao menos tenha sido pensado antes, então crie uma!

As pessoas gostam de se identificar com algo antes de adquirir. Criar um storytelling da sua empresa irá ajudá-lo a pensar no caminho para seguir em relação ao logotipo, além de muitas outras coisas relacionadas ao marketing que serão importantes futuramente.

A partir disso, relacione ícones ou figuras que tenham a ver com essa história. Que figuras vem a sua mente quando você pensa na história, missão, objetivo da empresa?

2# Coloque tudo no papel

Relacione todos esses ícones e figuras que vierem a sua mente em uma folha de papel. Exatamente, nada de softwares por enquanto!

Algumas pessoas acreditam que precisam ir direto para uma ferramenta ou software para esboçar o desenho do novo logotipo, mas para esse primeiro momento, o mais aconselhável é começar com o simples e direto, papel e lápis.

Publicidade

Crie vários rascunhos, faça um brainstorm de tudo, não deixe passar nada, não importa que a ideia pareça boba ou sem graça, ou ainda irreal, tente expressar no papel aquilo que vier a sua mente.

Dicas de como fazer logotipo para uma empresa que está começando agora
Faça vários desenhos, combine formas e deixe a criatividade falar!

3# Defina a cor que o novo logotipo vai ter

Ainda no papel, depois de desenhar várias opções, você vai perceber que algumas farão total sentido enquanto outras não darão certo.

Faz parte e o processo é esse mesmo, por isso é importante começar no papel, ele te dá mais autonomia para fazer os rascunhos e analisar o que pode ou não dar certo.

Escolha aquelas opções mais legais e então pense nas cores que poderá utilizar.

Vale lembrar que escolher a cor para um logotipo vai além de apenas gostar dessa ou daquela, é preciso pensar estrategicamente. As cores estão ligadas ao nosso psicológico e muitas podem passar uma impressão contrária daquela que deseja.

Por exemplo, você sabia que algumas cores expulsam, enquanto outras atraem?! Para determinados tipos de negócios, pode ser vantajoso, para outros não, então não vá só pelo que gosta.

Estude quais os significados das cores e como cada uma delas pode ajudar no seu negócio e na comunicação dele.

Indicamos que você leia o nosso “Guia de significados das cores e combinações (definitivo)”, nele você vai entender de modo muito prático como escolher a melhor cor para o seu negócio.

4# Agora sim é a hora de passar o logotipo para um software

Depois de todo esse processo, chegou a hora de passar o logotipo para um software e nós recomendamos que você utilize ou o Illustrator ou o CorelDraw.

Ambos os softwares possibilitam trabalhar o logotipo em vetor, o que facilita o processo de desenvolvimento sem perder a qualidade do que foi desenhado.

O processo é o seguinte, após escolher as opções desenhadas no papel, você deverá escanear o logotipo para poder jogá-lo no software. Esse processo torna tudo mais simples, principalmente para quem não tem muita experiência.

E com o esboço na ferramenta, você poderá trabalhá-lo de forma mais prática, alterando e mexendo no que for necessário, incluir cores e tudo mais.

Onde aprender Illustrator?

Nós temos um carinho especial pelo Illustrator, tanto que temos várias aulas que você pode assistir gratuitamente e entender como trabalhar com ele. Clique aqui para conferir o curso de Illustrator gratuito do BT.

Sei que falando assim, todo o processo parece simples demais, mas é claro que não é. Criar um logotipo leva tempo e diversos cuidados, já que ele será uma peça importantíssima para a empresa que está começando.

Mas acreditamos que esse processo irá auxiliar você a ter um norte de por onde deve começar e qual caminho seguir para fazer o logotipo.

Publicidade

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin