Artigo freelancer

Designer Freelancer – Fique em alerta com estes 6 tipos de clientes

Quando iniciamos uma carreira como freelancer temos que passar por vários desafios diariamente e um deles são os tipos de clientes.

Sim! Os clientes são o maior patrimônio de sua empresa, assim como meu pai sempre dizia o cliente é meu patrão, porém ao decorrer de nossa carreira encontramos vários tipos de clientes os bons e os maus. Neste artigo listarei para você alguns perfis que você deve ficar em alerta para que não haja problemas no começo, durante ou ao final de um projeto.

Não leve a mal mas muitos perfis listados aqui eu tenho certeza que você já deva ter encontrado, então vamos lá!

Discussão de preço

Um dos maiores desafios! Muitos clientes não aceitam e não querem que o preço do projeto seja o que você estipulou.

Muitas das vezes é por falta de conhecimento ou até por dúvidas, isso está acontecendo frequentemente por conta do trabalho especulativo, caso não saiba como funciona este modelo de trabalho veja este artigo aqui e tire suas dúvidas.

Portanto tenha paciência, mostre ao cliente como funciona o processo de criação e a complexabilidade do projeto, mostre o valor que seu cliente terá com a prestação de seus serviços, enfim, venda valores e não produtos.

Eu preciso disso para ontem

Muitos destes clientes não entendem como funciona o seu trabalho e todo o processo, querem tudo para ontem ou no máximo para amanhã, isso acaba prejudicando o seu trabalho e o cliente pois o trabalho não sairá tão bom quanto sairia sendo feito no tempo necessário.

Converse com o cliente e mostre como funciona o seu trabalho, muitas das vezes isso acontece por falta de comunicação do designer para o cliente.

Ligações frequentes

Uma das coisas que acabam consumindo sua energia são clientes que ligam excessivamente, as vezes é só para dizer que enviou um email.

Isso acaba sugando toda sua paciência e concentração no projeto, já teve dias que um único cliente me ligou 12 vezes no mesmo dia, assim o projeto acabou sendo efetuado no dobro de tempo necessário.

Para mudar isso nada como uma boa conversa e muita paciência, se não resolver procure outro cliente, pois este irá consumir seu tempo e você estará perdendo dinheiro e energia.

Falta de contato

Já encontrei também muitos clientes que ligam para você e dizem, faz um cartão de visita e me manda ai, tudo sem estratégia ou direção, as coisas no ar.

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Por um lado para fazer um cartão de visitas tudo bem, não há problemas em ser direto. Agora e para criar um site onde o projeto envolve muitas pessoas e é de uma complexidade enorme?

Muitas das vezes estes tipos de clientes são assim por falta de tempo por causa de seu trabalho e geralmente estes são os que reclamam do valor de seu serviço, o que acontece é que eles compram design como se fosse um produto e não um serviço.

Tenha paciência o mais recomendado para este tipo de cliente é marcar reuniões, assim você apresentará seu projeto de forma mais fácil e com o cliente ao seu lado.

Reuniões constantes

As reuniões são muito importantes para estreitar o relacionamento com seus clientes e também uma forma de deixar bem claro como funciona o seu serviço e quais os caminhos corretos que você e o cliente devem seguir para que o projeto seja um sucesso!

Agora fazer reuniões frequentemente é diferente de uma ou outra, já encontrei clientes que para qualquer coisa que deveríamos fazer nós necessitávamos de uma reunião, como você trabalha como freelancer você terá que se deslocar de seu espaço de trabalho e no final você acaba perdendo o dia inteiro.

Para resolver isso acerte com seu cliente outros modelos de reuniões, como uma conferência ou até mesmo através do Skype, tenho certeza que em ambos os lados ganharão tempo.

As promessas

Antes de terminar quero deixar com algumas frases clássicas de clientes que você deve ficar já na defensiva, se você ainda não passou por isso eu tenho certeza que passará.

Você está fazendo o site do nosso açougue mas não temos o necessário para te pagar, você aceita a metade do serviço em carne?

Não se preocupe faça pela metade do preço que eu te indicarei para todos os meus amigos.

Faça neste preço hoje que eu terei muitos serviços pela frente e eu te contratarei com toda certeza!

Tem como você fazer este banner para o meu site, é rapidinho né? Pode fazer de cortesia?

Me envie todos os arquivos que eu te pago no final do mês.

Adorei o seu trabalho, você também formata computadores?

Conclusão

Você profissional deve sempre ajudar seus clientes a tomar a decisão certa, sei que as em alguns casos isso pode parecer uma missão impossível, mas vá com calma.

Aqui são só alguns casos dos muitos outros que podem aparecer em nosso caminho e isso não acontece só com nós designers mas com vários tipos de profissionais. São clientes que farão você perder tempo e dinheiro.

Lógico que há exceções para tudo, isso é apenas um artigo e não uma regra para a vida, existem sim clientes muito bons e que podemos levar para o resto da vida e assim ao contrário.

E você já passou por algo parecido? Algo mais desafiador ainda comenta ai!!!  Espero ter ajudado e até aproxima!

Imagens: ShutterStock

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