Nós designers sabemos a importância que um Branding e Identidade visual bem feito pode ajudar muito a levantar uma empresa em seu mercado e deixá-la mais fixa na cabeça das pessoas.
Pensando em mostrar o quanto isso é importante para qualquer marca no mercado, a empresa americana Sings, convidou 156 americanos entre 20 e 70 anos para um experimento fantástico. A ideia é que cada participante desenha-se o logotipo de 10 marcas famosas sem nenhum recurso visual, passando para o papel somente aquilo que lembrassem.
O resultado é incrível, e mesmo apesar de alguns desenhos não serem tão fieis a marca, as cores e detalhes mostram como cada logotipo está presente na memória das pessoas.
Veja abaixo o resultado onde mostram primeiramente a evolução do logotipo de cada marca ao passar dos anos, os desenhos feitos pelas pessoas, um resumo dos resultados e a comparação do que é e como foi feito pelas pessoas.
Burger King
Apple
Adidas
Starbucks
IKEA
Domino´s Pizza
7- Eleven
Walmart
É importante ressaltar como as cores são o que as pessoas mais acertam, e isso mostra como são parte importante na composição de uma identidade visual, assim como seus significados e o que desejamos passar através delas.