Hoje estou passando aqui para recomendar um livro fantástico que acabei de ler estes dias, fomos presenteados pela editora GGBrasil o livro Pensar com imagens de Enric Jardi, um livro de leitura agradável e muito fácil para entender, a proposta principal deste livro e também um fator que achei muito bom nele é a respeito de pensar com imagens!
Ao decorrer do livro o autor nos mostra trabalhos de diferentes tipos e metodologias aplicadas. Com estes trabalhos ele nos faz participar de cada pensamento e estratégia para a criação, a cada página é uma novidade diferente, o legal deste livro é que ele estimula nosso lado criativo colocando desafios de todos os tipos e acima de tudo o autor nos mostra que podemos sim, nos comunicar ou transmitir uma ideia utilizando apenas imagens.
Este livro eu recomendo fortemente para designers, capistas ou até quem não é da área eu sugiro conhecer, vale cada centavo, eu separei algumas imagens do livro abaixo, logo depois das imagens veja mais detalhes deste ótimo livro!
Mais detalhes
Quando “lemos” imagens, nossa mente passa por um processo completamente distinto ao da leitura de um texto. Para extrair o significado de uma mensagem escrita, o cérebro se apoia no exame sequencial, avança linearmente e constrói o sentido do texto a partir de uma soma progressiva dos elementos que o integram: letras, palavras, frases e parágrafos. Para entender uma imagem, no entanto, o cérebro trabalha de forma bem diferente: diante de uma aproximação simultânea, sintética e global, todas as partes do conjunto são percebidas e processadas de uma só vez, e se destila de golpe o sentido da mensagem gráfica.
Entender, pois, como se deve articular uma imagem para que o receptor, em sua visão de conjunto, interprete aquilo que queremos expressar, é fundamental para qualquer criador de imagens. Pensar com imagens, lançamento da Gustavo Gili Brasil, explica como funciona o processo de compreensão das imagens e revela ao leitor estratégias compositivas e estilísticas que designers gráficos podem empregar. Enric Jardí nos fala de recursos técnicos como o uso de cores, a estrutura, a forma dos símbolos, mas também do emprego de jogos de retórica visual como a metáfora, a ironia ou o eufemismo, e a importância do estilo para a comunicação visual.
Com a análise de 60 imagens, que mostram o elevado nível de engenhosidade no seu conjunto de trabalho, o autor nos presenteia com parte de seus conhecimentos, e também com o prazer de desfrutar de exemplos magistrais de comunicação visual.
O Autor
Enric Jardí nasceu em Barcelona em 1964. Cursou design gráfico na escola Elisava, centro no qual trabalha como professor desde 1988. Em1983, começou a trabalhar em diversos estúdios e, em 1992, fundou o estúdio Propaganda, no qual permaneceu até 1991, ano em que começa a trabalhar como autônomo. Em 1991, fundou, com outros designers, o grupo tipográfico Type-Ø-Tones, que desenvolve fontes tipográficas distribuídas pela Font Shop (Berlim). Além da tipografia, seu trabalho se concentra no design de revistas, capas de livros e imagem corporativa. Atualmente, dirige o Mestrado de Tipografia Avançada da escola Eina, em associação com a Universidade Autônoma de Barcelona, e é professor do mestrado em direção de arte em publicidade da Universidade Ramin Llull. Em outubro de 2009, recebeu o Prêmio Nacional de Cultura na categoria design, outorgado pelo Governo da Catalunha.
Caso precise de mais informações acesse aqui.