Na Faculdade você deve ter aprendido as melhores práticas e modelos de trabalho para desenvolver e entregar um serviço de excelência, disso eu tenho certeza, porém depois que você começa a trabalhar aparecem umas pérolas…
Uma das coisas que você não aprende são algumas regras do cotidiano, coisas da vida mesmo, do dia a dia, como devemos estar preparados para certos acontecimentos, eu já passei por muita coisa e ainda passo, ainda mais trabalhando como freelancer, a preocupação dobra!
Vou dar dicas que poderão te ajudar na sua carreira e que com certeza poderá acontecer com você também, tudo isso com base em minha experiência e de pessoas que conheço, então vamos lá!
Se atrasar o job avise, se não atrasar avise também!
Nada pior que você estar esperando um serviço que foi prometido em uma data tal e você não recebe, muitas vezes acabamos vendo no meio do projeto que o serviço não vai ser tão simples e o tempo pode se estender, avise ao cliente o quanto antes, assim ele e você podem se programar.
Descubra o que realmente o cliente quer
Sempre, sempre mesmo faça o máximo de perguntas possíveis ao cliente, faça um Briefing bem elaborado para não se perder na metade do projeto e para não cobrar um valor indevido. Algumas informações soltas custarão caro no final.
O cliente estará sempre certo mesmo que estando errado
Design é um serviço totalmente subjetivo ao olhar da maioria dos clientes, nós aprendemos embasamentos científicos na faculdade mas para muitos clientes o que conta é se irá agradar aos olhos dele ou não.
Sei que sempre desenvolvemos algo totalmente direcionado e com várias pesquisas, porém se o cliente insistir em fazer mudanças o melhor é seguir sua opinião (Dependendo do caso, Lógico!).
Paciência é alma do negócio
Pois é, alterações, alterações e mais alterações, sempre elas irão existir, então muita paciência! Se o cliente aprovar de primeira é a melhor sensação do mundo =D
Aproveitando a matéria, veja este vídeo divertido onde mostra como é a rotina de um Diretor de Arte / Designer (Feito por Matheus Santana).
Papel e caneta primeiro
A melhor forma de começar um Job é com papel e lápis, só depois de vários testes e modelos ai sim você desenvolve em seu programa preferido.
Uma parada é sempre bom
Pare de ficar noites a fora trabalhando sem parar, pegue uma hora para dar uma pausa, nem que for pra comprar um pão na padaria, dê descanso a sua mente. Você perceberá que suas idéias fluirão.
Oi, estou vivo!
Não seja um Designer garanhão que vem, faz o serviço, vai embora e não liga nunca mais, esteja sempre presente, hoje é muito mais caro para conseguir clientes novos do que manter os que já tem.
Aceite críticas
Pelo menos para mim o mais precioso é receber críticas, elas os ajudam a não só seguir o caminho correto mas também ajudam a melhorar a qualidade de seu serviço.
Valorize-se!
Não pense que para conquistar um cliente / ter um grande portfólio é somente fazendo serviços a preços extremamente baixos, esta é uma das maiores auto-sabotagens, sei que pelo menos no começo nós precisamos ter um bom portfólio para apresentar aos possíveis clientes, cobre um preço razoável.
Quando estiver com muitos serviços pergunte a si mesmo, “A demanda está muito alta porque estou cobrando muito barato ou porque meu trabalho é muito bom?”, se for pelo preço, repense bem nos próximos orçamentos.
Agora é com você!
Espero que tenha gostado do artigo, agora é só colocar algumas coisas em prática, um abraço e até a próxima!
Imagem de capa oferecida pela ShutterStock.