Artigo

Descubra o valor dos seus serviços

Aprenda com estas técnicas básicas de como você fazer o seu preço e cobrar um preço justo por seus serviços (2)

Então você está aí com uma ideia de começar a vender produtos com o seu design na internet. Afinal, o céu é o limite, já que existem diversos casos de sucesso de pessoas que largaram os trabalhos para virarem chefes por conta disso. Veja o infográfico abaixo, para saber do perfil dessas pessoas que lançaram-se no mercado:

Mas não adianta ir criando um blog, com plataforma de vendas sem antes calcular o preço do que você quer vender. Sim, o valor vai muito mais do que uma margem acima do custo de produção. A formação do preço para produtos vem de uma série de cálculos que leva em consideração inclusive o preço da concorrência.

Aprenda com estas técnicas básicas de como você fazer o seu preço e cobrar um preço justo por seus serviços (1)

“Uma opção para a definição do preço é fazer o cálculo com base no custo unitário do produto ou serviço. Porém, percebe-se uma grande dificuldade destas empresas na elaboração deste cálculo”, pondera Dariane Fraga Castanheira,  professora do PROCED/FIA – Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração.

Segundo ela, a fórmula básica para chegarmos no preço do valor unitário de um produto ou serviço é:

CUSTO + MARKUP = PREÇO DE VENDA

O custo é o gasto para produzir o produto ou prestar aquele serviço. Nele incluímos a matéria prima utilizada, o valor da mão de obra, a custo energético ou os custos indiretos dessa produção (água, aluguel, segurança, entre outros).

Já o Markup seriam os valores que não estão ligados à produção, mas que incidem no valor final. Aqui entram os impostos pagos sobre a venda, custos de transporte, comissões de venda e a própria margem de lucro definida pelo empresário.

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Veja um exemplo para chegarmos aos valores.

  • Após cálculos, vamos supor que o custo unitário seja de R$8.

Neste caso, vamos supor que o Markup é composto de:

  • Despesas gerais e administrativas (DGA): 10% da receita bruta
  • Comissões de venda (COM): 5% do preço de venda bruto
  • Imposto sobre cada produto vendido (IMP) : 20% do preço de venda bruto
  • Margem de Lucro Desejada (MLD): 5% do preço de venda bruto

Então teríamos o Markup com a seguinte porcentagem:

DGA + COM + IMP + MLD = 10% + 5% + 20% + 5% = 40% sobre o preço de venda bruto

Pegando a fórmula que citamos no início ficaria assim:

1 PV = Custo + Markup

1 PV = R$8 + 0,4PV

1 PV – 0,4PV = R$8

PV = R$8 / 0,6

PV = R$13,33

Pronto. Esse seria o valor ideal para a venda do produto, não tendo problemas que “estar pagando para produzir”.

No entanto, existem outros fatores como a concorrência (que citamos no início do artigo). Caso o preço da concorrência seja menor que o seu, devemos avaliar em quais pontos podemos diminuir o custo de produção, como trocando por um fornecedor mais barato, ou mesmo diminuindo a margem de lucro.

Caso isso não seja possível, entram as estratégias de marketing e o diferencial da sua linha de criação para justificar o porquê do público pagar um valor maior em seu produto.

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